Os espelhos têm papel fundamental no feng shui

Eles têm um papel fundamental no feng shui. Mais do que refletir energia, eles funcionam como captadores de tudo aquilo que você quer trazer para dentro de casa e também como seguranças que mantém longe o que não é legal.

“Se em frente a sua janela tem um poste com um transformador de luz, posicione o espelho de maneira que ele reflita essa imagem e toda a energia ruim que ela emana para fora”, exemplifica a arquiteta especialista em feng shui Bernardete Maria Lourdes Rodrigues.

Mas, se a sua vista é de um lindo bosque, de um jardim ou mesmo de uma bela árvore, aproveite e reflita essa imagem e as boas energias da planta para dentro da sua casa. Faça isso posicionando o espelho numa parede perpendicular à janela de modo que ela exiba a paisagem.

Em frente às portas, os espelhos só podem ser instalados se não refletirem a porta do elevador ou da casa do seu vizinho. Quem tem hall de entrada privativo consegue organizar melhor a disposição do espaço, então a instalação dos espelhos é mais fácil. A única regra é manter o foco no que a superfície vai refletir.

Em salas pouco ensolaradas, instalar espelhos nas laterais da janela e em paredes perpendiculares a ela ajuda a refletir o calor e a boa energia solar para o interior da residência.

Elemento non grato

Nos quartos, o uso do espelho é limitadíssimo. “Somos seres elétricos, cheios de energia. Dormir tendo a sua imagem refletida por um espelho lateral ou frontal pode influenciar negativamente o sono e até gerar fadiga”, alerta Bernardete. “Isso acontece porque o espelho vai refletir essa energia de volta para a pessoa durante toda a noite”.

O interior da porta do armário é, portanto, o único lugar aceitável para se instalar um espelho. Atrás da porta de entrada do quarto também, desde que você arrume seu corredor e o torne uma área agradável. “O ideal mesmo é que o quarto seja o espaço para dormir e relaxar. Roupas e espelhos deveriam ficar num closet. E a televisão e aparelhos eletrônicos, na sala”, sentencia a especialista.