Cheiro bom de perfume é um poderoso estimulante afetivo

Um cheiro pode transportar uma pessoa para outro lugar. A explicação está no cérebro. O olfato é comandado por um sistema responsável pela memória e pelas emoções, o que torna o aroma um poderoso estimulante afetivo. É por isso que um perfume é capaz de revelar a personalidade de uma pessoa e até influenciar no seu estado de espírito.

O fascínio é secular

Folhas e madeiras eram queimadas para reverenciar os deuses. Os egípcios acreditavam que compostos aromáticos garantiam a imortalidade da alma e do corpo enquanto que os gregos conheciam o poder das essências nos rituais religiosos e na higiene.

Hoje os grandes perfumistas são capazes de criar obras de arte combinando as mais de 10 mil essências que nosso olfato é capaz de perceber.

Os perfumes se dividem em 9 famílias olfativas:

– cítricos florais: chamados de frutados, possuem essências como limão, laranja, bergamota.

-florais aldeídos: vêm de flores naturais ou sintéticas

-fougère: extraído da madeira e de algumas raízes, conhecido como “amadeirados”.

-chipre florais: são formados por musgos do carvalho e patchouli, couro e floral como  rosa e jasmim. 

-orientais florais: vêm da mistura de patchouly, baunilha, ylang ylang. 

-couros secos: extraídos do tabaco, madeiras, couros e musgos.

-aldeídos florais: combinações sintéticas frescas e picantes. 

-aromáticos secos e frutados: formados por condimentos e especiarias como cravo, noz-moscada, cominho, estragão.  

A composição destas essências se mistura e forma as notas de um perfume.  A nota de saída é a primeira impressão que temos de um perfume. Composta por essências mais voláteis que duram até cinco minutos como bergamota, lavanda, limão, laranja, louro e estragão. Em seguida, sentimos a nota de coração, que são substâncias mais pesadas e marcantes como cravo, pimenta, cominho, tomilho e rosas.  Elas permanecem na pele por até oito horas e formam a verdadeira alma do perfume.  Por último, existem as notas de fixação. Estas são resinas, extratos amadeirados e de animais, que respondem pela fixação do odor por até 24 horas como o jasmim, sândalo, almíscar, âmbar.

Mas lembre-se, a fixação e a fragrância se alteram conforme o tipo de pele. Se você tem pele oleosa, a tendência é que o perfume dure mais tempo. Já quem tem pele seca precisa de repetidas aplicações. O cheiro também muda de acordo com as variações hormonais, a prática de exercícios físicos e o uso de alguns medicamentos. Para ter certeza do aroma do perfume em cada pessoa, é necessário esperar cinco minutos depois da aplicação, este é o tempo que ele leva para reagir com a química da pele. Daí escolha o seu e aproveite.