Nova pesquisa norte-americana definiu 16 tipos de pele diferentes

Depois de estudar 1.400 pacientes durante oito anos, a dermatologista norte americana Leslie Baumann, do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami nos Estados Unidos, chegou a uma nova classificação dos tipos de pele.

Em seu estudo, ela levou em conta quatro características da pele: hidratação, sensibilidade, pigmentação e tendência a rugas. O resultado do levantamento está no livro The Skyn Tipe Solution (Pele Saudável – a Fórmula Perfeita para o seu Tipo de Pele. Editora Campus, 2007.)

Para as peles com tendência a rugas precoces, o ideal é a utilização de cremes que previnam o envelhecimento o quanto antes para desacelerar os efeitos do tempo. Peles oleosas exigem esfoliação duas vezes por semana para retirar as células mortas e controlar a oleosidade. Para as pelas secas, sugere-se uma esfoliação mais leve, feita semanalmente. Mas para todos os tipos de pele, o filtro solar continua sendo indispensável.

Confira qual pode ser o seu tipo de pele e acerte nos produtos.

Oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas: São as peles difíceis de bronzear, avermelhadas e com poros abertos. As rugas costumam ser precoces. Usar: séruns com antioxidades para hidratação.

Oleosa, sensível, não pigmentada e firme: É a pele que ruboriza facilmente e as veias do rosto são mais aparentes. E fácil notar manchas vermelhas que descascam, sobretudo em torno do nariz. Neste tipo de pele as rugas costumam aparecer só após os 40 anos. Usar: produtos antiiflamatórios, com camomila ou Aloe Vera e protetor solar.

Oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas: É a pele que bronzeia fácil, mas costuma apresentar muita acne e dermatite. As primeiras rugas aparecem já por volta dos 20 anos. Usar: cremes com efeito salicílico e filtros solares que evitem a oleosidade

Oleosa, sensível, pigmentada e firme: Este tipo de pele apresenta alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. É propensa a alergias e, nas pessoas claras, a sardas e manchas de sol. Usar: produtos com camomila, Aloe Vera e ácido salicílico, que aliviam as inflamações.

Oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas: Tem aparência lustrosa, com poros largos. A acne é incomum. Usar: esfoliantes para reduizir a oleosidade. Cremes com coenzima Q 10, ginseng, chá verde e vitamina C, retino, Dmae e ácido glicólico em alta concentração para amenizar as rugas.

Oleosa, Resistente, Pigmentada e Firme: Mais comum em negros, é a pele que brilha, principalmente em fotografias. Nas peles claras nota-se maior incidência de sardas e manchas. Usar: vitamina C, retinol, ácido kojico e ácido glicólico são eficazes para remover manchas e evitar rugas.

Oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas: Brilho moderado na face, pouca acne, mas as rugas são precoces. Usar: produtos com antioxidante para prevenir o envelhecimento.

Oleosa, resistente, não pigmentada e firme: dificilmente apresenta manchas, vermelhidão ou ressecamento. O bronzeamento também é difícil devido à falta de pigmentação. Usar: loções de limpeza e esfoliantes diariamente.

Seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas: Muito fina e seca, apresenta irritações e vermelhidão com muita freqüência. Usar: águas termais em spray antes de aplicar cremes, para aumentar a hidratação, hidratantes pela manhã, à tarde e a noite.

Seca, sensível, pigmentada e firme: Pele mais sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Muitas vezes pode apresentar manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço. Usar: hidratantes com filtro solar e ingredientes simples

Seca, sensível, não pigmentada e propensa a rugas: Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. A acne é moderada, os vasos são aparentes na face e as rugas são geralmente precoces. . Usar: hidratante pelo menos três vezes ao dia.

Seca, sensível, não pigmentada e firme: Pele seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Sujeita a alergias e ao aparecimento de espinhas ocasionais. Usar: hidratantes fortes, de preferência com filtro solar.

Seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas: Sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos. É um tipo de pele que bronzeia facilmente. Usar: cremes para o rosto e área dos olhos com antioxidantes em doses altas. Agentes clareadores como a vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas. Esfoliantes quatro vezes por semana.

Seca, resistente, pigmentada e firme: Seca, com descamações no rosto e no pescoço. Pode apresentar sarda ou manchas de sol. Usar: hidratantes com filtro solar para evitar manchas e sardas.

Seca, resistente, não pigmentada e propensa a rugas: Pele muito clara, típica do norte da Europa. Delicada, não costuma apresentar sarda ou manchas. Usar: hidratantes ricos em antioxidantes como vitamina C e E e chá verde.

Seca, resistente, não pigmentada e firme: É a pele típica de loiros ou morenos claros. O bronzeamento é raro em virtude da ausência de pigmentação. Usar: hidratantes com ingredientes simples como glicerina.