Decifrando o enigma

Cientista quer criar equação para entender o universo

Federico Faggin, o maior responsável pela criação do microprocessador, em 1971, agora está em busca de um desafio maior: encontrar uma equação capaz de descrever todo o entendimento sobre o universo.

Durante a inauguração da exposição “Make in Italy”, no Museu da Ciência e da Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, o cientista contou que seu interesse pelo assunto nasceu no final dos anos 1980, quando a companhia da qual fazia parte, a Synaptics, se ocupava de tecnologias para os primeiros touchpads e também de inteligência artificial.

“Após quase 30 anos de pesquisas, posso dizer que os computadores não poderão jamais replicar em tudo e para tudo a complexidade da mente humana”, afirmou Faggin.

Para ele, isso significa que as máquinas nunca poderão ter consciência de si mesmas, ou seja, ter a capacidade de perceber sensações interiores e experiências do que foi vivido no mesmo instante em que elas acontecem. “A consciência não é simplesmente fruto da atividade do nosso cérebro, como muitos pensam, mas é o resultado de um conhecimento primordial que é uma propriedade intrínseca da natureza”, acrescentou.

O italiano ainda disse que “a física afirma que o espaço, o tempo e a matéria são frutos de uma única energia, a do Big Bang“, e que por isso podemos pensar que ela contém a “semente” do entendimento. Com o intuito de demonstrar cientificamente essa ideia, o físico criou em 2011, no Vale do Silício, Estados Unidos, a Federico ed Elvia Faggin Foundation.

Por meio de contribuições de físicos, bioquímicos e neurocientistas, Faggin quer encontrar uma equação capaz de reunir informações sobre o universo e conciliando as duas principais teorias existentes: a da física quântica, que descreve de maneira infinitamente pequena, e a da relatividade, que descreve de modo infinitamente grande.