Green Talents

Quer estudar na Alemanha? É só ter um projeto para tornar o planeta sustentável

Se você é jovem, tem um projeto para tornar o planeta mais sustentável e sonha em morar no exterior eis aí uma ótima oportunidade. Até parece anúncio de agência de turismo, mas não é.

O governo da Alemanha está com inscrições abertas para a competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”.

Todos os anos, o governo alemão seleciona 25 jovens pesquisadores de até 32 anos. Os “Green Talents”, como são chamados, vêm de diversos países e disciplinas científicas. Selecionados por um júri de especialistas alemães, os vencedores ganham acesso exclusivo à elite de pesquisa na área.

Este ano, a premiação inclui a participação em um fórum científico, com duração de duas semanas, entre outubro e novembro, com todas as despesas pagas. Além disso, os pesquisadores terão a oportunidade de fazer um tour pelos bastidores dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento da Alemanha, como Fraunhofer FOKUS, Henkel AG, Ecologic Institute e Berlin Centre of Competence for Water.

Para conseguir tudo isso, tem que se preparar bem. Os selecionados terão que apresentar os seus trabalhos pessoalmente, em reuniões individuais com especialistas de sua escolha, além de ter acesso à “Rede Green Talents”, formada por 130 empreendedores de mais de 40 países, que atuam em desenvolvimento sustentável. Para completar, em 2016, os jovens terão estadia de pesquisa com duração de até três meses, totalmente custeada, em uma instituição da escolha do vencedor.

Se você acha que é difícil especialistas alemães olharem para o trabalho de um brasileiro, está muito enganado. No ano passado, a competição premiou a mineira Tatianna Mello Pereira da Silva, de 27 anos, que impressionou o júri com seu projeto de pesquisa — um levantamento sobre motivos que impedem o avanço da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

Então? O que está esperando? As inscrições vão até 2 de junho e o link está aqui: http://www.greentalents.de/
Está pensando ainda? Não precisa falar alemão, só inglês. Agora vai, né?