Bartolomeo Cristofori

Quem inventou o piano? O Doodle de hoje te apresenta Bartolomeo Cristofori

Hoje, o maior buscador da internet, o Google, comemora o 360º aniversário do inventor do piano, o italiano Bartolomeo Cristofori. A grande inovação trazida por Cristofori foi a possibilidade de aumentar e abaixar o volume, o que não era possível no cravo, outro instrumento com o funcionamento muito parecido com o Piano.

Ao clicar no Doodle chamado “Quem inventou o piano”, você pode escutar o som produzido pelo instrumento, ver como é seu funcionamento e ainda usar a inovação de Bartolomeo Cristofori, aumentar e abaixar o volume.

Sobre Bartolomeo Cristofori

Nascido em 4 de maio de 1655, na Itália, era fabricante de cravos, e desde criança o seu gosto pela música instigou a buscar no instrumento novas dinâmicas (intensidade do som), o que não era possível devido ao seu funcionamento. Ele apresentou seu primeiro projeto modificado em 1702 e seu primeiro piano com os mesmos moldes de hoje, em 1709.

A modificação feita por Cristofori permitia tocar a mesma tecla com intensidade mais forte ou fraca para produzir sensações diferentes na música, por isso o seu instrumento foi denominado cravo com piano (fraco) e forte, posteriormente reduzido apenas para piano. Na Itália ainda é chamado de pianoforte.

Veja a diferença entre o cravo e o piano

Cravo

Piano

Voltar ao topo