Enem de boa!

Sete passos para um Enem sem estresse

O fim de semana de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode decidir o futuro de muita gente. Por isso, é natural que você esteja levemente tenso nos dias de prova. Para que o nervosismo não atrapalhe, é necessário se organizar, fazer checagens e ter uma estratégia de resolução de questões. O especialista em educação César Greca, do Grupo Dom Bosco, deu dicas de como construir a sensação de segurança na Palestra “Enem sem Estresse”, na FNAC do ParkShoppingBarigüi, na quinta-feira (10). Veja sete delas aqui!

Sete passos para um Enem sem estresse

1. Crie rotinas

Todos os dias, antes de dormir, separe a roupa que você vai vestir no dia seguinte, bem como seu material de estudos. Criar a rotina de deixar tudo organizado vai contribuir para uma véspera de Enem mais tranquila. “No dia anterior à prova, quando você estiver arrumando suas coisas, você vai olhar e pensar ‘amanhã é um dia comum, estou seguro’”, disse Greca. Além disso, deixar tudo pronto evita correria de última hora – um estresse desnecessário.

2. Faça Siumlados 

Aprenda a fazer questões do Enem. Praticar realizando exames de anos anteriores com regularidade é construir uma segurança diariamente, garantiu o especialista. “Reveja os conteúdos em que você encontrou problemas. Se errou, vá atrás e aprenda o correto. Da próxima vez que se deparar com uma questão daquele tipo, você saberá fazer.” 

A partir de amanhã (17), o Paraná Online em parceria com a Faculdade Dom Bosco, promove o simulada do prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas também nas próximas três quintas-feiras (24 de agosto, 1° de setembro e 8 de setembro). Faça o simulado online agora!

3. Confira tudo

Documentos exigidos, local de prova, melhor rota até lá e um caminho alternativo. De acordo com Greca, conferir tudo isso previamente evita imprevistos. Cheque a previsão do clima – o tráfego fica mais complicado em dias chuvosos -, calcule o tempo de deslocamento até o lugar do exame (considerando a possibilidade de engarrafamento) e se prepare para chegar com antecedência. Todas essas precauções podem parecer exagero, mas não são. Basta lembrar da quantidade de gente que ficou para fora dos portões em anos anteriores.

4. Faça uma refeição leve

“No dia da prova, você vai precisar de alimentos energéticos e de fácil digestão. Ou seja: macarrão. E evite molho vermelho, o tomate pode dar azia”, afirmou o especialista. Segundo ele, estão proibidas refeições pesadas, como frituras e junk food, e produtos com os quais você não está acostumado. “Não inventa moda. Se alguém te oferecer um calmante, um chazinho, não tome”, recomendou. Substâncias para aliviar a tensão podem provocar sonolência e prejudicar seu desempenho.

5. Não se agite

Nada de chegar ao local do exame e ficar conversando animadamente e rindo com amigos. O Enem exige concentração. “Vários estudiosos já mostraram que a frequência do agito no cérebro é diferente da frequência para realizar prova. Se você estiver agitado, vai levar um tempo até seu cérebro t,ranquilizar”, explicou Greca. Esse tempo para sua mente se concentrar pode te colocar em desvantagem.

6. Comece pelo mais fácil

Inicie o exame pela matéria na qual você tem mais facilidade, e resolva primeiro as questões mais simples. “Começar pelo que se sabe dá segurança”, disse ele. Depois, vá para as questões que você sabe resolver, mas são trabalhosas – como aquelas de matemática que exigem longos cálculos. Deixe para o final as questões mais difíceis. Quando chegar nelas, a maior parte da prova já estará realizada, e você terá mais tranquilidade para pensar.

7. Mantenha o foco

Não fique parando de fazer a prova para ver a movimentação da sala, checar quem sai para ir ao banheiro ou observar o que o fiscal está fazendo. Manter a concentração é essencial para ter bons resultados.

Não esqueça: amanhã tem Simulado do Enem grátis no Paraná Online

A partir desta quinta-feira (17) e nas próximas três semanas o Paraná Online terá um simulado do Enem online para você testar os seus conhecimentos. O teste será no mesmo padrão que o utilizado pelo Ministério da Educação e também terá correção com avaliação de TRI. Curta a nossa página no facebook para ser avisado e compartilhe com seus amigos!

Paraná Online no Facebook