Sonho e realidade

Nova geração do Porsche Boxter chega ao Brasil por R$ 368 mil

A nova geração do Porsche Boxster, o conversível de entrada da marca, está à venda no Brasil. Rebatizado de 718, o modelo lançado na última edição do Salão de Genebra, em janeiro deste ano, chega ao país em duas versões: a Boxster (R$ 368 mil) e a Boxster S (R$ 466 mil).

Com um novo acerto de chassi e suspensão e freios melhorados, o 718 se destaca pelos novos motores turbo de quatro cilindros. O Boxster sai de fábrica com um bloco 2.0 de 300 cv e 38,7 kgfm, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge os 275 km/h de velocidade máxima. Já no Boxster S, o propulsor de 2,5 litros desenvolve 350 cv e 42,8 kgfm, que o leva até os 100 km/h em 4,4 s, com máxima de 285 km/h.

As duas versões são equipadas com câmbio PDK automatizado de duas embreagens. Em relação à geração anterior, o carro teve ganho de 35% na potência e economia de até 13%, segundo informações do fabricante.

Em relação ao visual, a frente aparenta estar mais larga devido às luzes dianteiras, que ficaram mais estreitas. Com as entradas de ar de arrefecimento na parte da frente, o novo conceito de motores turbo fica evidente no visual.
No interior, o painel de instrumentos ganhou um design diferente, enquanto que as saídas de ar ficaram arredondadas e o volante se tornou mais esportivo, aproximando-se do presente no 918 Spyder.

O Boxster é equipado com rodas de liga leve de 19”, bancos com ajuste elétrico, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, retrovisores eletrocrômicos, ar de duas zonas, sistema multimídia com GPS e faróis bixenônio com luzes de led. Além do motor mais potente, o Boxster S acrescenta faróis bixenônio com sistema de luzes dinâmicas PDLS, sensor de estacionamento dianteiro e os bancos com 14 opções de ajustes elétricos.

O esportivo se transforma em conversível em apenas 9 segundos, podendo o condutor fazer a abertura ou fechamento da capota com o carro em movimento em até 50 km/h. Quando a capota está abaixada, um ‘santantonio’ fica acima da cabeça do piloto e do carona para protegê-los de capotamentos.

DNA

Testados em uma pista no interior de São Paulo, que deu a oportunidade de observar a aceleração de 0 a 100 km/h e simular trajetos urbanos, os dois modelos impressionaram pela resposta do acelerador. O motor e o câmbio demonstram um entrosamento perfeito, enquanto que as respostas de aceleração e retomada foram instantâneas, mesmo em marchas mais altas. E tudo isso acompanhado pelo bonito ronco e empolgantes ‘espirros’ da turbina, acrescidos de uma função no escapamento que aumenta o som das trocas de marcha.

Além disso, a suspensão do carro é bem acertada, firme quando preciso, mas equilibrada quando não se exige muito dela (há um seletor no console com opções de ajuste).

* A reportagem viajou a convite da Porsche