Primeiro da História

Jaguar quer abocanhar fatia de SUV com o luxuoso F-Pace

A Jaguar apresentou na última terça-feira, em São Paulo, o primeiro SUV da história da marca. O F-Pace traz a alma da montadora britânica, que preza pela performance, conforto, dirigibilidade e refinamento. O modelo chega ao mercado brasileiro como opção no segmento de SUVs médios.

As vendas só começam em setembro, mas os clientes já podem realizar a pré-venda a partir deste mês em todas as 33 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil. O F-Pace terá três versões disponíveis ao consumidor brasileiro.

A de entrada é a Prestige, que parte de R$ 309.300, depois vem a R-Sport por R$ 360.500 e a topo de linha S por R$ 405.900. Além destas três, a Jaguar trará ao Brasil 19 unidades de uma edição especial de lançamento. A First Edition custará R$ 416.400.
Todas as versões vêm de fábrica com o sistema de transmissão automático ZF de oito velocidades, com opções para trocas por meio de borboletas dispostas atrás do volante. Além da transmissão, o F-Pace traz, de série uma grande gama de itens como tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro além de painel, portas, bancos e volante revestidos em couro de alta qualidade.

Com influências do esportivo F-Type entre elas os dois motores V6 a gasolina o Jaguar F-Pace foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.

A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. Os faróis em LED e os vincos do capô ressaltam o aspecto moderno e agressivo do modelo.

O F-Pace transporta até cinco ocupantes adultos em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais premium e acabamentos impecáveis. Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.
O modelo tem 4.731 mm de comprimento e entre-eixo de 2.874 mm, o que oferece um espaço maior para os ocupantes, principalmente os do banco traseiro. O porta-malas tem 508 litros de capacidade, passando para mais de 900 litros com os bancos rebatidos.

São três opções de motorização. O novo Ingenium Diesel 2.0 com 180 cv, que equipa a versão Prestige. Ele é ideal para quem gosta de fazer longas viagens, pois tem uma excelente autonomia. Na versão R-Sport, o motor é o 3.0 V6 a gasolina com 340 cv, que leva o F-Pace de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e 250km/h de velocidade final, eletronicamente limitada.
Nas versões S e First Edition, o motor é o 3.0 V6 a gasolina calibrado para oferecer 380 cv. Com este motor, o modelo chega de 0 a 100km/h em 5,5 segundos.

Tecnologia

Toda a linha F-Pace também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-Pace oferece o novo sistema de Low Friction Launc,h (LFL). É o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.

O F-Pace ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.

Pulseira

O F-Pace traz também a estreia mundial da Activity Key da Jaguar. Trata-se de uma pulseira à prova de água e de choques com um transponder integrado. Esta tecnologia portátil, inovadora no segmento, é compatível com estilos de vida ativos, visto permitir que a chave eletrônica seja guardada com segurança no interior do veículo – uma ajuda valiosa, por exemplo, se for fazer surf ou caiaque.

Ao trancar o carro com a Activity Key, as chaves eletrônicas deixadas no veículo serão desativadas. A Activity Key funciona com as mesmas frequências de rádio que as outras chaves e é utilizada para trancar e destrancar o veículo, bastando para isso aproximá-la da letra J da inscrição ‘Jaguar’ na porta traseira. A Activity Key não possui bateria, o que elimina a necessidade de a substituir.

* O jornalista viajou à convite da Jaguar.