A partir de R$ 90 mil

Novo Cruze chega estiloso e com muita tecnologia

A Chevrolet lança no Brasil a nova geração do Cruze, que chega às lojas primeiro na carroceria sedã com preços que variam de R$ 89.990 (LT) a R$ 107.450 (LTZ Plus), e em novembro, no Salão de São Paulo, na versão hatch. A novidade, feita agora Argentina, estará nas concessionárias em junho somente para test drive, com as vendas começando em julho.

A marca trata o carro como um modelo que subiu de patamar no segmento e, por isso, inclui na lista de possíveis concorrentes o Audi A3 Sedan, e até fala em brigar de igual para igual em emplacamentos com os líderes Toyota Corolla e Hyundai Civic – este também muda de geração em agosto no mercado brasileiro.

E a projeção da montadora não é um otimismo exagerado, pelo menos considerando o salto de evolução dado pelo carro. Quase nada restou da linha anterior. O visual com uma pegada esportiva de um para-choque ao outro, o inédito motor 1.4 turbo e o nível elevado de equipamentos e tecnologias justificam a confiança dos executivos demonstrada durante a apresentação do modelo nesta terça-feira (31) à imprensa especializada em São Paulo.

“O novo Cruze é de um outro segmento. Temos um produto superior à concorrência. Estamos num patamar acima. Vamos ter um campeão de vendas, assim como o Onix. ”, discursou Barry Engle, presidente da General Motors para a América do Sul, classificando a segunda geração como um veículo premium.

O Cruze realmente chama a atenção pelo estilo bem mais agressivo no visual, inspirado no Malibu norte-americano. A silhueta remete a um ‘cupê de quatro portas’, com caída mais acentuada do teto em direção ao porta-malas. A arquitetura é a mesma do novo Opel Astra, eleito o ‘carro do ano’ na Europa.

Os faróis estão mais espichados e contornados pelas luzes diurnas em led, que deixaram as extremidades do para-choques. O conjunto é interligado pela nova grade bipartida, também redesenhada. Nas laterais, vincos e curvas valorizam o apelo esportivo do carro. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.

O Cruze ficou mais longo, mais espaçoso e mais leve. Ele cresceu 6,8 cm no comprimento, 2 cm na distância entre os eixos (passou dos atuais 2,68 m para 2,70 m) e ficou 2,5 cm mais baixo. Com uso de alumínio e ligas de aço mais resistentes na carroceria, o peso foi reduzido em quase 100 kg. A capacidade do porta-malas é de 440 litros.

Motor 1.4 turbo

A Chevrolet também seguiu a tendência downsizing (motor menor, com melhor desempenho e consumo) e colocou no Cruze 2017 o inédito propulsor 1.4 Ecotec turboflex, de 153 cv e 25,0 kgfm de torque – aposentando o 1.8 aspirado, de 144 cv e 18,9 kgfm. O câmbio é o automático de seis velocidades.O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, ante os 9,8 s do antecessor.

A presença do turbocompressor melhorou a eficiência energética do carro em até 30%. O modelo recebeu nota ‘A’ do Inmetro, com médias de 7,6/ 11,2 km/l na cidade e 9,6/ 14,0 km/ na estrada (etanol/gasolina). Resultado da tecnologia de injeção direta de combustível, do comando variável de válvulas e o do sistema start/stop, que desliga o motor em paradas rápidas no trânsito.

Conectado

O Cruze adota a nova geração do sistema MyLink, que agora é compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto. Há O quadro de instrumentos conta com tela colorida de 4,2” e o sistema de entretenimento com telas de 7” e 8”. O sistema multimídia oferece ainda conexão bluetooth, entradas USB e auxiliar e navegador, com comando de voz.

A tecnologia OnStar continua. O dispositivo aciona serviços de emergência em caso de acidente, além de receber solicitações de endereços, reservas em r,estaurantes e até ingressos de cinema por meio de uma central de atendimento da Chevrolet. O comando é por botões, que ficam no espelho retrovisor interno.

O sistema também mostra a localização do veículo, avisando quando o carro está sendo furtado, e alerta de valet, que envia uma mensagem ao dono caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. O serviço é gratuito por 1 ano.

O modelo conta ainda com direção elétrica e ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, navegação por GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros.

Boa parte da evolução tecnológica está concentrada na versão mais luxuosa, como assistente de permanência na faixa, que corrige automaticamente a direção caso o motorista ‘coma’ a faixa lateral ou central da via sem acionar a seta, alerta de colisão frontal e ponto cego, estacionamento automático, farol alto inteligente e carregador de celular sem fio.