Lançamento

Crossover Nissan Kicks chega ao Brasil com refinamento e preço atrativo

“Não queremos competir com as vendas do Honda HR-V e Jeep Renegade, mas sim entregar um carro de qualidade superior a tudo que trouxemos até hoje para o Brasil e a um preço bem competitivo”. A frase de François Dossa, presidente da Nissan do Brasil, resume como será a ofensiva da marca com o lançamento do crossover Kicks no mercado brasileiro.

Ele virá com motor 1.6 flex, recalibrado para render 114 cv. A montadora só não divulgou qual propulsor virá nas versões mais caras, mas há rumores que será um motor 2.0.

Crossover Nissan Kicks ao Brasil chega com refinamento e preço atrativo
Foto: Divulgação/Nissan

A potência é inferior ao dos rivais traçados pela marca, Honda HR-V (140 cv) e Jeep Renegade (132 cv). Diferença de força minimizada por José Luis Valls, chefe da montadora para a América Latina. Ele diz que o carro é bastante leve, sem apontar valores, e por isso a aposta será na relação peso/potência. “O carro será bastante esperto para a motorização, além de apresentar uma ótima performance no consumo de combustível”, diz.

A montadora realizou a pré-estreia mundial no Rio de Janeiro, exibindo de forma estática a versão topo de linha SL. Não pudemos andar no carro e também abrir o capô para desvendar que propulsor o equipava, mas um documento no porta-luvas revelou que o bloco 1.6 ganharia três cavalos a mais.

Acabamento

Foi possível ainda constatar que François Dossa não exagerou ao qualificar o modelo. Por dentro, o acabamento está bem acima de March e Versa. As peças são agradáveis aos olhos e ao toque, com o uso de couro em tom alaranjado (também nos bancos), e de formas arrojadas que transmitem um ar de refinamento.

Crossover Nissan Kicks ao Brasil chega com refinamento e preço atrativo
Foto: Divulgação/Nissan

Ao centro do painel uma tela de sete polegadas do conjunto multimídia, posicionado logo acima dos botões de comando do ar-condicionado digital, bem diferente do visual ‘plastificado’ visto nos compactos feitos em Resende (RJ).

O console traz um câmbio automático do tipo CVT e, logo ao lado, o botão de partida start-stop, que elimina a chave na ignição. Como o veículo não estava ligado, pouco se viu da tela digital que toma boa parte do quadro de instrumentos e é configurável. Apenas os tradicionais avisos de portas abertas e a de não presença da chave ao apertar o botão de partida.

Crossover Nissan Kicks ao Brasil chega com refinamento e preço atrativo
Foto: Divulgação/Nissan

Do lado direito, fica o mostrador analógico de velocidade, neste caso com um design bastante simples. Nas imagens oficiais distribuídas pela marca, é possível notar que há a opção do velocímetro digital ao centro e a tela digital exibe informações de diversas funções, como conta-giros, computador de bordo, sistema de som, entre outros.

A versão mostrada trazia ainda controle de estabilidade, volante multifuncional, sensores de estacionamento e um sistema de quatro câmeras de 360 graus (Around View Monitor), que auxiliam nas manobras.

Porte de HR-V

O Kicks tem as dimensões e porte do HR-V. São 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 de altura e 2,61 m de entre-eixos. Por enquanto, não há informações oficiais do volume do porta-malas, mas no primeiro contato visual é fácil perceber que ele &eacu,te; maior do que o do Renegade, de 260 litros, e próximo ao do HR-V, de 431 litros.

O espaço interno também impressiona. O banco traseiro acomoda dois adultos com bastante conforto para cabeça, ombros e pernas.

“O Kicks irá estabelecer um novo padrão para os carros da Nissan. Vamos surpreender o mercado ao oferecer um produto mais qualificado ao que se vê no mercado”, disse Dossa.
A Nissan tem o hábito de ser mais agressiva na estratégia de preços. Por isso, é provável que o valor inicial do modelo gire entre R$ 65 mil e R$ 70 mil, ou seja, abaixo das versões de entrada do HR-V e Renegade, que começam em R$ 76,2 mil e R$ 78,7 mil, respectivamente. Os executivos da Nissan não falaram em Renault Duster, Ford EcoSport e Peugeot 2008.

Os primeiros vêm do México

As vendas do Kicks começam no dia 5 de agosto, data de abertura da Olimpíada. Antes, porém, pelo menos uma unidade do modelo ficará exposta no showroom das principais concessionárias da marca no país. A ideia é realizar a pré-venda do modelo, mediante um sinal, que não teve valor antecipado.

As primeiras unidades chegarão importadas da fábrica de Aguascalientes, no México, que produz o veículo desde março exclusivamente para atender o consumidor brasileiro. “O Brasil será o primeiro país do mundo a comercializar o Kicks. E traremos carros suficientes para suprir toda a demanda, que, esperamos, seja muito forte. E ninguém terá de esperar pelo carro”, diz Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de Vendas e Marketing.

O motivo para não iniciar agora a produção nacional está no fato de a planta de Resende (RJ) ainda não alcançar todos os parâmetros exigidos pela marca para fazer o crossover. A fabricação local deverá ocorrer até o fim do ano.

Visual musculoso

Por fora, o projeto final segue à risca o conceito visto no Salão de São Paulo em 2014. A grade trapezoidal ganha destaque com as bordas cromadas e estilo colmeia. Os faróis são afilados e invadem a lateral, realçando um “olhar” mais invocado do carro. Há vincos por toda a parte, do para-choque ao capô, que transmitem a sensação de robustez. Estilo que se completa com as caixas de roda dianteiras salientes e uma enorme entrada de entrada inferior.

O Kicks também chama atenção pela presença de mais elementos musculosos visto de trás, criados a partir de recortes ousados da tampa do porta-malas e do para-choque. O arrojo do carro se completa pelas lanternas de linhas pontiagudas, estilo bumerangue, que bicam as laterais e a tampa traseira. 

Tocha olímpica

No início de maio (no dia 3), o Kicks surgiu como carro oficial da Olimpíada do Rio e começou a escoltar a Tocha Olímpica, saindo de Brasília (DF) e passando por 328 cidade em 95 dias, totalizando 20 mil quilômetros rodados. O evento esportivo é patrocinado pela marca japonesa.

Porte de HR-V

O Kicks tem as dimensões e porte do HR-V. São 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 de altura e 2,61 m de entre-eixos. Por enquanto, não há informações oficiais do volume do porta-malas, mas no primeiro contato visual é fácil perceber que ele é maior do que o do Renegade, de 260 litros, e próximo ao do HR-V, de 431 litros.

O espaço interno também impressiona. O banco traseiro acomoda dois adultos com bastante conforto para cabeça, ombros e pernas.

“O Kicks irá estabelecer um novo padrão para os carros da Nissan. Vamos surpreender o mercado ao oferecer um produto mais qualificado ao que se vê no mercado”, disse Dossa.

A Nissan tem o hábito de ser mais agressiva na estratégia de preços. Por isso, é provável que o valor inicial do modelo gire entre R$ 65 mil e R$ 70 mil, ou seja, abaixo das versões de entrada do HR-V e Renegade, que começam em R$ 76,2 mil e R$ 78,7 mil, respectivamente. Os executivos da Nissan não falaram em Renault Duster, Ford EcoSport e Peugeot 2008.