Expectativa grande

Conheça o Mobi, o novo xodó da Fiat para o Brasil

Em uma grande festa no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reunindo artistas globais e personalidades da moda, a Fiat lançou na semana passada o subcompacto Mobi, que passa a ser o seu carro de entrada no Brasil – ele aposenta o Uno Vivace e numa segunda fase o Palio Fire. O novo modelo é oferecido nas versões Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Todas com motor 1.0 flex de 73/ 75 cavalos e 9,5/9,9 kgfm (gasolina/ etanol).

Os preços começam em R$ 31.900, acima do que pretendia a marca, que ventilava iniciar abaixo dos R$ 30 mil e retomar a imagem de ‘’carro popular’’ perdida com os valores atuais praticados no mercado. De qualquer forma, é inferior à tabela do seu principal concorrente, o Volkswagen up!, que começa em R$ 34.890 na configuração quarto portas – o Mobi não traz versão duas portas (nesta configuração, o up! parte de R$ 32.290).

A Fiat estima vender de 60 a 70 mil unidades ainda em 2016, o que daria uma média mensal de cerca de 9 mil emplacamentos e o colocaria na briga dos mais vendidos no país. A previsão da Fiat é igual ao volume do vice-líder Hyundai HB20 e inferior ao do campeão de vendas Chevrolet Onix.

Os números também são praticamente o dobro do Uno e 30% a mais que o Palio. O mix de vendas projetado pela marca é que 50% das versões licenciadas sejam da intermediária Like.

A novidade é bem compacta: 3,56 m de comprimento (3,59 m Way/Way On), 1,63 de largura (1,68 Way/Way On), até 1,55 de altura e com 2,30 de entre-eixos (12 cm a menos que o do up!). Visualmente, o Mobi tem como destaque os faróis grandes na frente, que conta ainda com grade ampliada e para-choque robusto, deixando a aparência do compacto bem maior do que realmente ele é.

Na traseira, as lanternas também são grandes e integradas ao desenho da tampa do porta-malas, que é preta e em vidro – uma solução que seria usada pelo up!, mas a VW acabou desistindo da ideia. O porta-malas varia de 215 a 235 litros.
Por dentro, o Fiat Mobi chama atenção pelo acabamento melhorado em relação aos demais compactos, tendo cluster com display digital, volante com comandos de áudio, rádio Connect, porta-malas com compartimento separado para bagagens, entre outros.

O destaque fica para o dispositivo Live On, que permite ao smartphone converter-se em multimídia do carro. Por meio de um aplicativo dedicado da Fiat, o sistema permite até a localização remota do veículo, ajuste adaptativo de som e aplicativos diversos, entre eles o Waze. Outra novidade é o configurador do Fiat Mobi através do YouTube. Toda essa tecnologia estará disponível a partir de junho.

Motor do Palio

Apesar dessas novidades, o coração do Mobi não é nada moderno. Ele usa o mesmo motor do Palio Fire, o 1.0 de 75 cavalos, de 4 cilindros. O câmbio o manual de cinco marchas, que teve as relações alongadas para garantir bons números de consumo: 8,4/ 11,9 km/l na cidade e 9,2/ 13,9 km/ na estrada (etanol/ gasolina), segundo o Inmetro.

Em 2017, o veterano propulsor será substituído pelo novo três-cilindros que a Fiat está desenvolvendo e que estreia no segundo semestre no Uno.

Além do up!, o Mobi também deverá encarar outros hatches um pouco maiores, como o próprio Onix e HB20, e ainda Renault Sandero, VW Gol, Ford Ka, Nissan March, Toyota Etios e os próprios irmãos Uno e Palio.

*O jornalista viajou a convite da Fiat.