Toro incomoda

Fiat Toro bate vendas de nomes de peso como S10 e Saveiro

Ao lançar a Toro há pouco mais de um mês, a Fiat disse que incomodaria tanto as picapes pequenas quanto as médias, além de roubar compradores de outros segmentos, como o de utilitários esportivos e sedãs médios. Os números iniciais de vendas no mercado nacional confirmam a previsão da marca.
Posicionada em uma nova categoria, da qual faz parte também o Renault Duster Oroch, o modelo já aparece como a terceira picape mais emplacada no país em seu primeiro mês cheio de vendas, deixando para trás nomes de peso como Chevrolet S10 e Volkswagen Saveiro.

Com 3.080 unidades licenciadas em março, a Toro ficou atrás apenas da Toyota Hilux (3.442) e da líder disparada Fiat Strada (5.357).Um dos segredos da Toro para o sucesso imediato é o fato de aliar atributos como porte, altura e dirigibilidade de um SUV, à robustez de um fora de estrada. A picape com cabine dupla de quatro portas tem capacidade para acomodar até cinco pessoas e transportar até uma tonelada.

Já a ex-campeã da Chevrolet de vendas vive um momento de transição, o que explicaria a procura menor pelo modelo, que fechou o mês passado na quinta posição (1.930). Até a virada do semestre a S10 ganhará uma reestilização, que a deixará muito parecida com a Colorado – sua prima norte-americana.

A Ford Ranger passa por um caso semelhante. O facelift já foi revelado e a picape renovada estará nas lojas em maio. O resultado disso é apenas a oitava posição no ranking das picapes (1.196). No caso da Saveiro, a mudança de visual ocorreu justamente em março, o que já vinha impactando no volume de emplacamentos da linha anterior nos últimos meses.

Quanto à Oroch, concorrente direta da Toro, teve um crescimento nas vendas desde o seu lançamento em setembro passado, com 1.222 exemplares negociados em março. É menos da metade do desempenho da representante da Fiat e um pouco abaixo da Volkswagen Amarok, que figurou na sexta posição (1.230).

HR-V no top 5

No ranking geral de emplacamentos, o Chevrolet Onix se firma como o campeão de vendas do mercado, título conquistado no ano passado ao bater o Fiat Palio. No mês passado, o hatch vendeu 12.192 unidades, ficando à frente do Hyundai HB20, que segue firme na vice-liderança, com 10.475 unidades.
O Ford Ka mostra recuperação e aparece na terceira posição, com 7.225 unidades. O destaque do mês vem logo a seguir. Pela primeira vez o Honda HR-V aparece no ‘top 5’, com 6.060 unidades, se afastando um pouco da incômoda presença do Jeep Renegade, que chegou a abrir 2016 na quinta posição, mas perdeu fôlego.

Este posto no mês passado foi ocupado pelo Corolla, que mantém um ótimo ritmo de vendas, com 5.989 carros – até o fim do ano o sedã ganhará uma facelift para encarar a nova geração do Honda Civic que chegará em breve. O Palio, líder até 2014, despencou na tabela e ficou na décima posição no mês, atrás também de Prisma, Strada, Gol e Fox.