Tapa no visual

Toyota retoca o Corolla para enfrentar o novo Civic

O lançamento da 10ª geração do Civic pela Honda, no ano passado, não iria ficar sem uma resposta da rival Toyota. A líder de vendas no mercado mundial divulgou na semana passada as primeiras imagens da reestilização feita na 11ª geração do Corolla. A novidade é destinada à Europa, mas como o modelo vendido no Brasil segue o mesmo projeto de lá, as mudanças devem chegar em breve por aqui. Já o novo Civic estará nas lojas brasileiras antes da virada do semestre.

A atualização do Corolla segue a nova linguagem visual, trazida pelo Mirai, seu carro a hidrogênio, e já vista na picape Hilux e utilitário SW4. Os faróis ficaram mais afilados com leds diurnos integrados e invadindo mais as laterais. A grade superior foi encolhida e está mais fina, enquanto a inferior cresceu. O para-choque ganhou novo desenho e abandonou a divisão da seção central. Atrás, as lanternas também receberam tecnologia em led e exibem novos grafismos.

A linha 2017 europeia apresenta ainda uma série de novidades eletrônicas de série, como o alerta de saída da faixa de rodagem, sistema de pré-colisão – que pré-tensiona os cintos e inicia a frenagem -, leitor de placas e faróis altos automáticos. A marca não divulgou imagens do interior, mas é provável as alterações acompanhem as da Hilux e SW4, com comandos redesenhados, acabamento aprimorado e central multimídia sensível ao toque com tela maior e mais responsiva.

As vendas na Europa começam no segundo semestre, enquanto no Brasil ainda não há previsão.

Sucesso de vendas

A geração atual do Corolla estreou no Brasil em março de 2014 (seis meses após surgir na Europa) e no mesmo ano recuperou a liderança no segmento de sedãs médios superando o Civic. Em 2015, os emplacamentos do carro dispararam, alcançando o dobro do eterno rival da Honda e ficando à frente de muitos modelos compactos mais acessíveis como Fiat Siena e Volkswagen Voyage. E estamos falando de um sedã que começa em R$ 70 mil.

Nos primeiros meses de 2016, o modelo já figura entre os dez veículos mais licenciados no país. Mas, os concorrentes prometem incomodar, como as novas gerações de Civic e Chevrolet Cruze.

O Corolla é comercializado em cerca de 150 países e corresponde a 20% do total dos veículos vendidos pela Toyota.