de respeito

Empresário cria coleção incrível de carros em Pato Branco

Em apenas quatro anos o empresário Cláudio Petricoski (foto abaixo), de Pato Branco, no sudoeste paranaense, criou uma das maiores coleções particulares de veículos antigos do país. São 230 raridades entre automóveis e motocicletas.

No portfólio há Cadillac, Studebaker, Mercury, Mustang, Oakland, Thunderbird, Romiseta, e muitos outros. Alguns com um passado bastante interessante, como o Corvette ‘Pace Car’ (carro madrinha) que participou da 62.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, nos EUA. O modelo fez parte de uma série especial e teve apenas 2,6 mil unidades produzidas pela Chevrolet.

A coleção possui muitos outros destaques. É o caso do Messerschmitt 1956 feito a partir de peças do avião alemão ME110, usado durante a 2.ª Guerra Mundial. Também tem um Rolls Royce 1952, com carroceria totalmente em alumínio, e um Ford 1919, que foi o primeiro veículo a trafegar na inauguração da Ponte Tancredo Neves, conhecidade como a ‘Ponte Internacional da Fraternidade’, na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Uruguai), em novembro de 1985.

Até o próximo dia 23 de dezembro essas relíquias poderão vistas em exposição num gigantesco barracão, batizado de CP Collection (as iniciais do nome do empresário). A entrada custa R$ 10, mais 1 kg quilo de alimento, ou R$ 15, sem o alimento. e toda a arrecadação será destinada a entidades beneficentes da região.

“Faz 3 anos e meio que venho estruturando a coleção. O primeiro carro que adquiri foi um Nash 1953. Depois cheguei a comprar lotes de 10 a 15 veículos”, conta Petricoski, que preside a Atlas Eletrodomésticos, uma das maiores indústrias de fogões do Brasil.

O colecionador teve até de montar uma restauradora em Pato Branco para manter os veículos impecáveis e recuperar boa parte dos modelos que foram garimpados em diferentes localidades do país.

Alguns modelos são estrelas de cinema

Entre as atrações da coleção estão modelos que se tornaram celebridades nas telas de cinema. Como o conhecido De Lorean, do filme ‘De Volta ao Futuro’. Segundo o proprietário Cláudio Petricoski, o exemplar recebeu a assinatura de autenticidade dos atores principais da trilogia, Michael J. Fox e Christopher Lloyd, comprovando a fidelidade do automóvel e dos detalhes que equipam o modelo.

Outro carro famoso presente no acervo é o Mustang Shelby GT 500 Eleanor, visto no filme ‘60 Segundos’, e que participou de cenas sendo pilotado pelo ator Nicolas Cage.

Petricoski avisa que a lista não vai parar por aí e anuncia novidades em breve. Ele está restaurando um Cadillac que ficará idêntico ao usado no filme ‘Os Caça Fantasmas’. Também há um Ford Mercury igual ao do filme ‘Stallone Cobra’. “Um dos modelos mais bacanas que estamos fazendo é um Ford, semelhante ao utilizado no filme Bonnie e Clyde. O veículo terá até marcas de tiros dos mesmos calibres da cena que ocorreu no filme ‘Uma Rajada de Balas’, de 1967.

Lembra da Eleanor, do filme 60 segundos?