Defeito no airbag

Megarrecall da Toyota atinge mais de 400 mil carros no Brasil

A Toyota anunciou esta semana o recall preventivo de 424.641 veículos no Brasil por um possível defeito no airbag, que pode lançar objetos contra os ocupantes causando graves ferimentos. Segundo a empresa, os modelos suscetíveis ao problema são Corolla, Fielder, Hilux e SW4. A convocação integra o megarecall mundial da fabricante japonesa referente aos airbags fornecidos pela Takata, que já atingiu milhões de carros ao redor do mundo.

O defeito refere-se ao airbag do motorista ou do passageiro. No primeiro caso, são 384,6 mil unidades envolvidas dos modelos Hilux e SW4, fabricadas entre janeiro de 2006 a outubro de 2011, e do Corolla, produzidas entre outubro de 2007 a dezembro de 2011. A correção será a troca do deflagrador da bolsa inflável a partir do próximo dia 19.

Já o problema no airbag do passageiro pode aparecer em outras 40.045 unidades de Corolla, fabricados entre abril de 2007 a fevereiro de 2008, e Fielder, feitos entre abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008. Neste caso, a Toyota fará o reparo em duas fases: a primeira começa nesta terça-feira (13), com a desativação do equipamento, enquanto a sua troca inicia a partir de 23 de novembro de 2015.

Defeito

Em comunicado, a marca explica que o rompimento inadequado do deflagrador do airbag do passageiro, no momento da colisão frontal do veículo, pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça da peça, juntamente com a bolsa deflagrada. Além de danos materiais, a consequência disso leva a lesões físicas graves ao passageiro no banco dianteiro e aos demais ocupantes.

Confira aqui os chassis envolvidos no recall para airbag do motorista dos modelos Hilux, SW4 e Corolla.

Confira aqui os chassis envolvidos no recall para airbag do passageiro dos modelos Corolla e Fielder.

Para confirmar o envolvimento e agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no site da marca.

Voltar ao topo