nova geração

Kia lança nova versão do utilitário esportivo Sorento

A Kia Motors iniciou no Brasil as vendas da nova geração do Sorento. O utilitário esportivo apresenta evoluções para ganhar espaço no concorrido segmento, ocupado atualmente por nomes de peso como Hyundai Santa Fe, Land Rover Discovery Sport, Ford Edge e Volvo XC 60.

A marca havia revelado o modelo no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, já com a nova identidade global incorporada. Mas a chegada oficial só ocorre agora, quase 1 ano depois, na versão única 3.3 V6 a gasolina, por R$ 183,9 mil.
O jipão sul-coreano está com aparência mais robusta. A frente ganhou uma grade maior, tipo colmeia, vinda do conceito ‘GT Cross’ mostrado em 2013. Os faróis possuem iluminação diurna em led e facho direcional adaptativo, que regula eletronicamente a altura e a direção da luz. O conjunto de para-choques está com novo desenho, assim como os faróis de milha e lanternas traseiras.

As proporções também cresceram. São 9,5 cm a mais no comprimento (4,78 m), 5 cm na largura (1,89 m) e 8 cm na distância entre-eixos (2,78 m). Contudo, ele está 15 cm mais baixo (1,69 m). A Kia diz que a diminuição não trouxe desconforto aos passageiros, pois os encostos de cabeça foram reposicionados.

Por dentro, o utilitário recebeu acabamentos mais refinados e ficou mais silencioso, com redução de ruído em até 6%. Os bancos em couro possuem aquecimento e memorização de ajustes, que permitem ao motorista fazer acertos elétricos de altura, distância dos pedais, e regulagem para a região lombar e joelhos.

Com capacidade para levar até sete ocupantes, o novo Sorento possui a segunda fileira de assentos rebatível e console central dobrável para ser mais versátil. O painel de instrumentos é totalmente digital, embora o gráfico faça a simulação dos ponteiros como na marcação analógica.

No quesito segurança a novidade fica por conta do sistema de detecção de pontos cegos, que alerta, por meio de aviso sonoro, sobre a presença de veículos nas faixas laterais. Para a abertura do porta-malas basta o motorista se aproximar com a chave no bolso e permanecer ali por 5 segundos que o compartimento abre automaticamente.