Alaskan

Nova picape da Renault terá até câmeras nos retrovisores

A Renault decidiu entrar de vez no segmento de picapes. Depois da média-compacta Oroch, que chega às lojas em outubro, a marca apresenta o conceito Alaskan para o segmento médio. Ele será exibido para o público pela primeira vez no Salão de Frankfurt, que ocorre de 15 a 27 de setembro na Alemanha.

O modelo global tem lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem na Europa e até o fim de 2016 no Brasil. Ao contrário da Oroch, que é derivada do SUV Duster, a Alaskan é inédita em sua concepção, com visual próprio baseado na identidade da marca francesa.

A dianteira traz o tradicional emblema da Renault em destaque e a grade seccionada, como exibe os produtos da romena Dacia, parceira da Renault na Europa e responsável por produzir por lá Duster, Sandero e Logan. Os faróis são afilados, abraçados por luzes diurnas em led. O capô vem marcado por relevos e as luzes traseiras em C trazem os indicadores de seta destacados.

Há alguns detalhes do protótipo que bem poderiam ser mantidos na versão final, como a interessante saída central de escape em alumínio, além dos acabamentos em metal polido e escovado e as rodas de 21 polegadas com desenho côncavo.

O conceito é equipado com um motor 1.6 biturbo diesel, o mesmo da van Master vendida no Velho Continente, que rende 160 cv e 38,7 kgfm de torque – é bem provável que ele tenha sido vitaminado para despejar mais potência.

 Ele fará a primeira aparição, ainda como conceito, daqui duas semanas no Salão de Frankfurt.

Segundo a montadora, o modelo trará tecnologia de ponta, com kit multimídia, câmeras nos retrovisores para gravar a paisagem e conectividade com smartphones. O veículo poderá ser usado tanto como veículo de carga como para o lazer, levando cinco passageiros e cerca de 1 tonelada de carga.

A Alaskan será produzida também na Argentina, por meio de uma parceria com a Mercedes-Benz. A marca alemã, inclusive, já anunciou uma picape do mesmo porte para estrear até 2020. A camionete média da Renault seria feita na planta de Córdoba, dividindo a plataforma com a nova geração da Nissan Frontier, prevista para 2017 .

Voltar ao topo