Falha na segurança

Pela internet, hackers assumem controle de Jeep Cherokee

Você está dirigindo seu carro novo tranquilamente, curtindo ele deslizar pela pista, quando inesperadamente ele parece criar vida. Não obedece mais aos seus comandos. Não estamos falando da franquia de filmes Transformers. Na trama hollywoodiana carros, helicópteros, aviões se transformam em robôs assustadores, com alto poder de destruição.

Estamos falando da realidade vivida por um jornalista de uma publicação especializada em carros dos Estados Unidos. O teste foi feito pela revista norte-americana Wired que pediu a dois hackers para controlar remotamente um SUV Jeep Cherokee que trafegava por uma estrada de Saint Louis, nos estado do Missouri, nos EUA.

A revista colocou ao volante do carro o jornalista Andy Greenberg. A ideia da reportagem era mostrar que carros conectados à internet apresentam novos desafios de segurança para as empresas automotivas. Enquanto trafegava pela avenida, Greenberg viu o carro, já controlado pelos hackers Charlie Miller e Chris Valasek por meio de uma falha de segurança no sistema de bordo UConnect, ganhar vida.

Remotamente, os rapazes acionaram o ar-condicionado, que ligou sozinho. Depois o som. Aí os limpadores do para-brisa e, por fim, o acelerador, que parou de funcionar. Os rapazes fizeram isso a partir de notebooks que, como o carro, estavam conectados à internet.

Segundo os hackers Valasek e Miller, alguns carros conectados à internet podem ser vulneráveis. Com o Jeep Cherokee em um estacionamento, os hackers mostraram conseguir controlar até o volante do carro. A informação da falha de segurança foi encaminhada à Chrysler, dona da marca Jeep, que deve divulgar uma atualização para o sistema do carro em breve.

Voltar ao topo