Promoção da Ford

Donos de Focus ganham R$ 15 mil pra trocar por um novo

Quem tem um Focus de terceira geração e está indignado com a chegada da reestilização, em agosto, sem que a linha atual tenha completado dois anos no país, ganhou um alento da Ford: a marca decidiu dar desconto de 15% na troca do ‘antigo’ pelo novo.

A ‘promoção’ é válida para os donos das carrocerias hatch e sedã e a pré-venda exclusiva começa na próxima semana. Somente donos de modelos fabricados a partir de 2014 podem efetuar a reserva.

O bônus vai durar pelos próximos três meses e a entrega dos hatches (o sedã ficará para uma segunda fase de vendas) ocorrerá a partir de julho, quando as concessionárias receberão também as primeiras unidades para test drive. O lançamento oficial do Focus hatch para os demais clientes acontece em agosto.

Numa conta rápida, a versão de entrada do novo Focus, que custará o mesmo valor da tabela atual, ou seja, R$ 69,9 mil, sairá por R$ 59,4 mil. No caso da configuração mais cara, a redução é de quase R$ 15 mil, caindo de R$ 95,9 mil para R$ 81,5 mil. A Ford informa também que os financiamentos vigentes poderão ser transferidos para aquisição do novo veículo, bem como o usado entrar como parte do pagamento – a avaliação no preço do usado caberá a cada concessionária.

Para aqueles que não possuem o Focus, mas desejam ter um na garagem com um valor mais atraente, há a possibilidade de obter bons descontos na compra da linha atual. A redução pode chegar a R$ 10 mil para unidades ano-modelo 14/15 ou 5,5%, em média, do valor de tabela para ano-modelo 15/15.

Os bônus são ainda maiores para funcionários de empresas parceiras da Ford, como bancos, companhias telefônicas e aéreas, órgãos ligado ao governo (Copel e Sanepar, por exemplo), fornecedores, além de frotistas. A redução vai de 13%, no caso do hatch, a 17%, no sedã.

Mesma tabela

Líder no segmento de hatch médio, o novo Focus não terá o preço de tabela alterado na versão 1.6 SE, que assumirá o posto de entrada no lugar da atual ‘S’ ao custo de R$ 69.900 –, e nem na topo de linha Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900). O motivo é a forte presença dos SUVs compactos no mercado, que ganharam terreno dos carros de porte médio, e também à queda acentuada nas vendas em 2015.

A renovação do desenho dianteiro alinhou o Focus argentino (exportado para o Brasil) com o modelo vendido na Europa, assumindo assim a nova identidade visual da Ford. Ela se destaca pela grade hexagonal em forma de boca e faróis afilados, já vistos no Ka, Fiesta e Fusion. A traseira foi pouca mexida, salvo retoques sutis no para-choque, silhueta da tampa do porta-malas, refletores e elementos internos das lanternas.

O carro também ganhou um recheio em itens de conectividade e segurança. Destaque para os assistentes de estacionamento e frenagem – este evita colisões a 20 km/h e reduz o impacto a até 50 km/h –, alerta de emergência para o Samu e a presença da terceira geração da central multimídia Sync.

Trem-de-froça

A motorização foi mantida e continuarão a ser os bicombustíveis Sigma 1.6, de 135 cv, e Direct 2.0, de 178 cv. Porém, na linha 2016, as versões 1.6 não contarão mais com a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift de seis marchas. Já as 2.0 trocaram a denominação ‘PowerShift’ para ‘AT’.

O pacote de mudanças é complementado pelo aprimoramento do coeficiente aerodinâmico, do isolamento acústico e do sistema de monitoramento de bateria, recalibrado para gastar menos energia.

,Sedã

Nesta primeira fase de lançamento, a Ford oferecerá apenas a carroceria hatch. A sedã chegará às lojas provavelmente em setembro. Atualmente, o três volumes é vendido apenas com motor 2.0 e transmissão automatizada. Mas, no Salão de Buenos Aires, há um modelo exposto com câmbio manual, o que dá um indício de que esse tipo de transmissão venha a equipar a versão de entrada. A tendência é de que os preços, entre R$ 77.900 e R$ 98.900, também sejam mantidos.

Voltar ao topo