Mais seguros

Cruze e Sentra são os carros mais difíceis de serem roubados

Se você tem ou pretende comprar um Chevrolet Cruze LTZ ou Nissan Sentra a boa notícia é que ambos são os modelos mais difíceis de serem roubados, segundo o Índice de Furto do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Os dois conquistaram 4,5 estrelas de um total de cinco pela disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série que dificultam ou inibem a ação dos bandidos, como chave presencial, bateria de difícil acesso, trava na coluna de direção, alarme e imobilizador de última geração.

De acordo com o Cesvi, os carros não ganharam nota máxima apenas por não ter vidro lateral laminado. Este tipo de vidro, quando comparado ao vidro temperado, aumenta em até oito vezes o tempo que um criminoso leva para obter acesso ao interior do veículo.

No Brasil, a estatística mostra que no ano de 2014 foram furtados mais de 228 mil veículos, ou seja, quase 300 carros para cada 100 mil habitantes, conforme dados do site oficial do Ministério da Justiça

“Os motoristas focam em um veículo menos atrativo aos ladrões, e as companhias de seguro utilizam o ranking para identificar quais são os modelos menos suscetíveis à violação. Esta informação é importante para a precificação do seguro”, destaca Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil.

Os modelos mais visados pelos ladrões

Um levantamento feito em 2014 sobre roubos de carros no Brasil, divulgado pelo grupo Tracker, uma das maiores empresas de rastreamento e localização de veículos do país, revelou quais são os modelos preferidos dos bandidos. Fiat Palio, Toyota Hilux e Volkswagen Gol encabeçam a lista. Já os estados com maior incidência deste tipo de crime é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Confira os modelos mais roubados:

1 Fiat Palio

2 Toyota Hilux

3 Volkswagen Gol

4 Volkswagen Voyage

5 Fiat Siena

6 Volkswagen Saveiro

7 Fiat Strada

8 Volkswagen Fox/CrossFox

9 Honda Civic

10 Toyota Corolla

11 Hyundai i30

12 Mercedes-Benz Sprinter

13 Fiat Punto

14 Chevrolet S10

15 Ford EcoSport

16 Fiat Uno

17 Volkswagen Jetta

18 Mitsubishi L200

19 Volkswagen SpaceFox

20 Nissan Frontier