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Honda aposta no HR-V pra conquistar o mercado brasileiro de SUVs compactos

Grande aposta da Honda para o mercado brasileiro, o HR-V dá início ao primeiro capítulo da artilharia pesada que o Ford EcoSport enfrentará neste ano o modelo, ao lado do Renault Duster, é o líder do segmento dos SUVs compactos no país. As vendas já começaram, com preços que variam entre R$ 70 mil e R$ 88 mil.

Conforme a montadora, o utilitário responderá por pelo menos 50% da produção local, o que significará, em um primeiro momento, menos unidades fabricadas do Fit, carro mais vendido da marca atualmente, City e Civic. Por enquanto, os quatro serão feitos em Sumaré (SP) até dezembro deste ano, mês em que a japonesa abrirá uma nova fábrica em Itirapina (SP), de onde sairá exclusivamente o monovolume compacto.

A ambição da Honda é alta. Com previsão de 50 mil unidades vendidas até o fim deste ano sendo sete mil importadas da Argentina , o HR-V é um projeto global que procura combinar as dimensões e a posição alta de um SUV com o ajuste de suspensão próximo ao de um sedã.

De série

O utilitário será vendido em três versões: LX (manual e automática), EX (automática CVT) e EXR (automática CVT com aletas atrás do volante). Todas vêm com o mesmo motor 1.8 i-VTEC flex que equipa o Civic, com 140 cv de potência e 17,4 kgfm de torque máximos. Na lista dos itens de série entram ainda o freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado, vidros elétricos acionados por um toque, sistema de som com CD, entrada USB e bluetooth e atendimento de ligações telefônicas por meio de comandos no volante.

As três possuem também controle de tração e estabilidade, distribuição de frenagem (EBD), sistema de direção adaptativa que torna o volante mais rígido ou macio conforme a situação, assistente de partida em rampa (HSA), acionamento automático do freio de estacionamento (brake hold) e rodas de 17”. Serão sete cores disponíveis aos clientes, com uma opção de vermelho vinho exclusiva do modelo, que custará R$ 1,2 mil.

A versão EX trás volante com revestimento em couro, piloto automático e central multimídia com tela sensível ao toque de 5”. E na topo de linha, bancos em couro, ar digital touchscreen, airbags laterais e central multimídia multitouch de 7” com navegador integrado e duas entradas USB e uma HDMI, câmera de ré e guias que indicam a trajetória do veículo.
O jornalista viajou a convite da Honda