Explosão de SUV

Utilitários invadem o mercado para encarar o EcoSport

Nunca antes no país três letrinhas foram tão faladas no mercado de carros. A abreviação inglesa para ‘veículo utilitário esportivo’ entrou de vez no dicionário automotivo brasileiro. Hoje, quando se fala em ‘SUV’, é imediata a associação com jipinho, no caso de compacto, e jipão, no médio e grande. Até os recentes crossovers já viraram um ‘suvinho’. A bola da vez neste segmento são os anti-EcoSport. O Salão do Automóvel de São Paulo, que terminou no domingo (09), mostrou que a onda dos utilitários compactos virou um grande mar de novidades, disposto a inundar o reinado do modelo da Ford e também respingar no Renault Duster e no Chevrolet Tracker. Confira o que vem por aí:

Suzuki S-Cross

O crossover japonês chega em maio do ano que vem e com grandes chances de virar um produto brasileiro. O modelo é a segunda geração do SX4 e oferece motor 1.6, de 120 cv, no lugar do mais potente 2.0, de 145 cv, do antecessor. O câmbio automático atual dará lugar ao CVT com sete marchas simuladas. Traz ainda tração integral ou dianteira e a disposição de ser o carro de maior volume da Suzuki no país.

Lifan X50

O lançamento chinês mistura traços de hatch e crossover, formando uma espécie de mini SUV compacto. Chegará no primeiro semestre do próximo ano posicionado abaixo do utilitário X60, o modelo chinês mais vendido no país. Pelo tamanho reduzido está mais para brigar com VW CrossFox e Renault Sandero Stepway. Vem com motor 1.5, de 103 cv, e transmissão manual de cinco velocidades.

JAC T5

A marca chinesa mira agora o segmento que vem conquistando o consumidor. O T5 é o best-seller da JAC no país asiático. Ele estreia no Brasil em julho de 2015 e virá equipado com o conhecido motor 1.5 Flex, de 127 cv, já usado por aqui no J3 S 1.5 Jet Flex porém, pode oferecer mais potência quando equipar o jipinho. A transmissão será manual de seis marchas ou a automática CVT.

Geely EX7

Dona da Volvo, a Geely ainda engatinha no Brasil, mas já mostra que não quer apenas figurar no país. Anunciou uma fábrica em solo nacional a médio prazo. Na feira, um dos destaques foi o EX7, um SUV que aparenta porte médio e desembarca até 2016 com motor 2.0, de 140 cv. Sairá montado do Uruguai por uma empresa que também presta serviços para a Renault e a Kia. Segundo a marca, é um modelo para revolucionar a participação da Geely no país.

Peugeot 2008

O crossover será vendido no país a partir do primeiro semestre do ano que vem, com produção na fábrica de Porto Real (RJ). A plataforma utilizada será a mesma do hatch 208 e terá duas opções de motores: 1.6 flex, de 122 cv, e o novo 1.6 THP flex, de 173 cv, administrados por um câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades. O 2008 é a aposta da marca para reverter a sua trajetória de declínio observada nos últimos anos no país.

Chery Tiggo 5

A nova geração do jipe chinês adotou um design bem mais moderno que o antecessor, além de um interior com melhor requinte, com direito a volante multifuncional, sistema multimídia, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, entre outros. Há ainda tecnologia start/stop e lanternas em led. O bloco é o 2.0, de 140 cv, administrado por uma transmissão manual ou automática CVT. A data de lançamento não foi divulgada.

Jeep Renegade

Promete brigar do lado de cima no ranking de vendas. É a grande aposta do grupo Fiat, controladora da Jeep e que agora atende pelo nome FCA (Fiat Chrysler Automobiles). O modelo será fabricado em Goiana (PE) a partir de março do ano que vem. Trará a opção de motor a diesel 2.0, de 170 cv, tornando o primeiro do segmento no país movido com esse tipo de combustív,el. Também virá com o motor 1.8 flex, emprestado da linha Fiat, mas adaptado para gerar mais potência. O conjunto usará três opções de transmissão: manual, de 5 marchas, ou automática de 6 ou 9 marchas.

Honda HR-V

Surge como a principal ameaça à liderança do EcoSport. A marca japonesa projeta vender 50 mil unidades durante o ano, o que daria 4,2 mil emplacamentos/mês o jipinho da Ford tem atualmente uma média mensal de 4,5 mil licenciamentos e o Renault Duster, 3,8 mil. O HR-V estreia no primeiro trimestre de 2015, já com cidadania brasileira será fabricado em Sumaré (SP). O modelo terá o motor 1.8, de 140 cv, associado a um câmbio CVT. Virá recheado de itens de série, como freio de mão elétrico e ar-condicionado digital.

Jornalista viajou a convite da Anfavea.