Em busca do recorde

Moto foguete quer ser o veículo mais rápido do mundo

Por séculos, as pessoas realizaram esse sonho, mas um novo destaque está prestes a chegar: em questão de dias, a Triumph, fabricante de motocicletas, se preparará para lançar seu novo recorde de velocidade em motocicletas com a Castrol Rocket.

Com sede em Coventry, a inglesa Triumph deteve por 15 anos consecutivos (de 1955 a 1970) o recorde de velocidade em terra, tendo interrompido essas atividades temporariamente. Hoje, a Suzuki detém o recorde mundial de 376,363 milhas por hora (605,697 km/h).

A Castrol Rocket é resultado da parceira entre a Castrol e a Triumph em uma tentativa espetacular de recuperar um legado de quebra de recordes que ocorreram em décadas passadas. O objetivo é não somente quebrar o recorde mundial atual nos próximos dias, mas também ultrapassar a marca de 400 milhas por hora (643,737 km/h).

O local

O local dessa nova tentativa é o deserto de sal Bonneville, no estado norte-americano de Utah. É lá que a equipe do projeto Castrol Rocket, incluindo o especialista em aerodinâmica Matt Markstaller, o fabricante de motores Bob Carpenter e o piloto Jason DiSalvo, terão duas oportunidades de estabelecer um novo recorde mundial: de 23 a 28 de agosto no Bonneville International Motorcycle Speed Trials e de 12 a 18 de setembro no Mike Cook Bonneville Shootout.

O deserto de sal Bonneville, localizado no nordeste de Utah, tem mais de 100 km2, embora o trecho usado para as tentativas de recorde seja uma simples linha reta delimitada por alguns cones e bandeiras. Para que um recorde seja oficialmente reconhecido, é necessário realizar um trajeto predefinido em uma direção e depois um trajeto de retorno na direção oposta. Em seguida, calcula-se a média desses dois trajetos para determinar se a tentativa de recorde foi bem-sucedida.

A máquina

A Castrol Rocket tem a incumbência de estabelecer o novo recorde mundial para a Castrol e a Triumph. Os números por trás do protótipo aerodinâmico, construído à mão em 2013, impressionam: dois motores turbo Triumph Rocket III de três cilindros localizados atrás do piloto conferem à roda traseira mais de 1000 cv. Cada um dos dois motores em linha tem um deslocamento de 1485 cc. O desempenho máximo é obtido quando o motor atinge a velocidade de 9000 rpm.

Por que Carpenter, fabricante de motores, optou por dois motores? “Fez todo o sentido. Um motor enorme provavelmente queimaria os rolamentos. Com o curso mais curto podemos ter mais RPMs com menos estresse nos motores”, explica Carpenter.

Outro aspecto que convenceu o guru do motor da Castrol Rocket a optar pela variante de dois motores foi o fator peso. “O peso extra de um motor adicional oferece certo atrito, algo difícil de se obter no sal”, conta Carpenter. Jason DiSalvo, que pilotará o foguete de duas rodas sabe: “A superfície salina apresenta pouco atrito. O vento sopra de todos os lados”.

Com a forma de um avião sem asas, o corpo de carbono e Kevlar o famoso monocoque da Castrol Rocket tem 7,77 metros de comprimento, 61 centímetros de largura e 91 centímetros de altura. O braço oscilante é feito de alumínio. Os amortecedores ™hlins combinam com os pneus “Land Speed Special”, desenvolvidos especialmente pela Goodyear para que a motocicleta tenha um desempenho perfeito no deserto de sal. O combustível é o metanol álcool, basicamente. O lubrificante de motor utilizado é o óleo sintético Castrol Power 1 4T 10W40. Para desacelerar o foguete de duas rodas são usados discos de freio de carbono e dois paraquedas.

O piloto

Ao longo de sua carreira, o piloto Jason DiSalvo, motociclista profissional de Stafford, que fica no estado norte-americano de Nova York, fez aparições estratégicas nos campeonatos mundiais de 125 cc, 250 cc e Moto2. Em 2010, competiu pela primeira e única vez na corrida de Moto2 em Indianápolis, chegando ao final entre os dez primeiros.

A principal atividade de DiSalv,o é a série AMA Pro Road Racing, em que pilota uma Triumph Daytona. O deserto de sal Bonneville, no entanto, está longe de ser terreno desconhecido para o rapaz de 30 anos. Em 2012, o piloto estabeleceu um recorde de velocidade por lá. “A corrida de velocidade em terra é a mais pura forma de motociclismo. Significa reunir toda a criatividade, recursos e determinação para uma batalha constante contra os elementos”, declara DiSalvo, descrevendo o fascínio que sempre se apodera de todos os envolvidos em Bonneville.

O fabricante dos motores usados nas corridas de quebra de recordes de DiSalvo em 2012 foi Bob Carpenter. Graças aos dois motores Triumph Rocket III desenvolvidos pela Carpenter Racing e à coragem de DiSalvo, é grande a esperança de que a Castrol Rocket, projetada por Matt Markstaller, quebre o recorde atual de 376,363 milhas por hora (605,697 km/h).

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo