Suíça

Dê uma espiada nas estrelas do Salão do Automóvel de Genebra

Entre os principais salões mundiais, o de Genebra, na Suíça, tem como marca registrada apresentar um grande número de carros-conceito, com seus visuais futuristas, motores possantes e muita tecnologia de um para-choque ao outro. A edição deste ano, que terminou na semana passada, não fugiu à regra. Eles roubaram a cena nos estandes e boa parte com um prazo muito curto para chegar às ruas. Ao lado deles, brilharam também os superesportivos, sonho de consumo de quem tem gasolina nas veias. Confira as novidades mais importantes na feira europeia:

Honda Civic Type R

A versão de produção do endiabrado Civic Type R Concept será lançada em meados de 2015. O carro é baseado na versão hatch e o seu motor 2.0 turbo desenvolve 280 cv (80 cv a mais que o Si, então o mais apimentado da família). Destaque ainda para o grande aerofólio duplo com fibra de carbono na traseira e para as rodas aro 20 com acabamento escurecido.

Koenigsegg One:1

A mostra de Genebra exibe o carro mais rápido do mundo produzido em série. O sueco Koenigsegg One:1 pode chegar aos 450 km/h, graças aos 1.341 cv arrancados de um V8 de 5,0 litros. Os números são melhores que os de um Fórmula 1. Com seis unidades produzidas, todas já vendidas, o One: 1 custa perto de US$ 2 milhões (R$ 4,68 milhões).

VW T-Roc

A Volkswagen revela como será sua família de SUV’s no futuro. O conceito T-Roc vem com um design inovador, que mais parece um Golf off-road. O projeto possui luzes especiais de LED, dois tetos rígidos removíveis e apenas duas portas. Os enormes faróis arredondados na dianteira e traseira se destacam no carro, bem como o painel todo digital. A produção em série deve começar até 2016.

McLaren 650S

A marca inglesa leva para a Suíça a sua proposta para encarar o Lamboghini Huracán, substituto do Gallardo. O modelo é um intermediário (e uma mistura) entre o 12C e o megaesportivo híbrido P1. Ele carrega um motor V8 biturbo 3.8, de 650 cv e 69,1 kgfm de torque. Ele sai da inércia e vai aos 100 km/h em 3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 333 km/h.

VW Giugiaro Clipper

O projetista automotivo Giorgetto Giugiaro desenvolveu um novo conceito para a Volkswagen. É uma station wagon, 100% elétrica (são dois motores, cada um com 149 cv), com capacidade para carregar até seis pessoas. O modelo chama a atenção pela abertura para cima das suas quatro portas (estilo asa de gaivota). Há a ausência da coluna central, o que deixa o protótipo com ares de sala de estar.

Maserati Alfieri

A marca italiana faz 100 anos em 2014 e para comemorar lança o conceito Alfieri em Genebra. O cupê esportivo é baseado no GranTurismo MC Stradale e tem motor V8 4.7, com 460 cv. O visual remonta ao passado da montadora, com seus belos modelos clássicos. Alfieri é o nome de um dos irmãos Maserati, responsável por fundar a oficina que deu início à marca, em Bolonha (Itália), 100 anos atrás.

Alfa Romeo 4C Spider

O cupê ganha uma versão sem teto (com capota de lona), que irá para as ruas no início de 2015. O visual foi mantido, com apenas alguns retoques, e também o bloco 1.7 litro turbo. São 240 cv e 35,6 kgfm de torque, números capazes de levá-lo do 0 aos 100 km/h em 4,5 s, com máxima de 250 km/h. O 4C Spider recebeu novos faróis e novas rodas de liga leve. O câmbio é de seis marchas e com dupla embreagem.

Voltar ao topo