Test-drive

Paraná Online testa o novo Corolla lançado pela Toyota

A concorrência vai tremer. O novo Corolla, lançado na semana passada e que está à venda nas concessionárias de todo o Brasil desde a última sexta-feira, chega disposto a retomar a liderança no segmento de sedãs médios. Quem ocupa a vaga atualmente é seu principal concorrente, o Honda New Civic.

Ao volante

O novo Corolla empolga logo de cara pelo visual. O design deixou o carro com uma “cara” mais invocada. Os faróis ficaram mais esticados e a grade cromada com três filetes parece penetrar no conjunto óptico. Na parte traseira, as lanternas são unidas por uma faixa cromada na tampa do porta-malas, que continua com a capacidade de 470 litros das gerações anteriores. Internamente, o Corolla ganhou em espaço, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Além de estar muito mais confortável. A posição de dirigir também é um dos destaques. O banco parece abraçar o motorista, dando uma sensação de segurança. Os comandos estão bem acessíveis e o painel é de fácil visualização.

No test drive promovido pela Toyota no lançamento do carro foi possível perceber que o novo Corolla responde muito bem ao pisar no acelerador. As mudanças de marcha são bem suaves, quase imperceptíveis, tudo graças ao câmbio CVT de sete marchas, chamado de Multi-Drive. Nas versões XEi e Altis, o motorista conta com a opção da troca manual por meio de aletas no volante. No console tem o botão “Sport”, que alonga a troca de marchas, tornando o Corolla ainda mais ágil.

Em termos de segurança, o novo Corolla é recheado de airbags, inclusive um para o joelho do motorista. Na versão Altis, a topo de linha, ainda tem airbag de cortina. Quanto à motorização, a nova geração não mudou, continua com o motor 1.8 flex, de 144 cv e 18,4 kgfm de torque, e 2.0 flex, de 154 cv (1 cv a mais que o antigo) e 20,3 kgfm. Praticamente a única novidade é um sistema que elimina o tanquinho de gasolina para a partida a frio.

Preços

GLi 1.8 manual (R$ 66.570) e CVT (R$ 69.990)
XEi 2.0 CVT (R$ 79.990)
Altis CVT (R$ 92.990)

* Jornalista viajou a convite da Toyota.

Voltar ao topo