Novo Golf chega ao Brasil no próximo dia 27

Desde que a geração 4 do Golf deu lugar a uma reestilização à brasileira, que ficou conhecida como “geração 4,5”, o modelo de maior sucesso da Volkswagen no mundo perdeu em solo nacional o legítimo DNA alemão. As atualizações posteriores deixaram de vir da Europa e o carro parou no tempo. Sete longos anos se passaram para que a montadora então decidisse recuperar o prestígio abalado. O próximo dia 27 marcará a reestreia do “verdadeiro” Golf no mercado brasileiro. E desta vez em um patamar acima do que frequentava seus antecessores. Ele estará mais tecnológico e com um apetite de fazer inveja a muitos esportivos por aí.

A Volkswagen fez um pré-lançamento do carro para a imprensa brasileira em Berlim, na Alemanha, e confirmou que serão duas as versões oferecidas: a Highline 1.4 TFSI, com motor turbinado de 140 cv (25,5 kgfm de torque) e o badalado GTI 2.0 TFSI, de 220 cv (35,7 kgfm). O menos potente estreará nas lojas daqui dez dias, com preço inicial de R$ 67.990 (câmbio manual de seis marchas), enquanto o apimentado só dará as caras em dezembro, começando em R$ 94.990 (câmbio automatizado DSG, com opção da troca sequencial pelas borboletas atrás do volante).

Chegará inicialmente importado da Alemanha, depois terá o México como fornecedor, de onde deverá sair também um versão flex como modelo de entrada, e em 2015 possivelmente se tornará um produto nacional, feito na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Apesar do hiato de dez meses desde o lançamento na Europa, a sétima geração do Golf ainda será bem mais moderna que muitos dos seus concorrentes no Brasil. Oferecerá equipamentos pouco comuns em nosso mercado ou só vistos em modelos de segmentos superiores, como o sistema de frenagem pós-colisão, que automaticamente aciona os freios do veículo após uma colisão para reduzir a probabilidade de um segundo impacto; o sistema DLA (assistente dinâmico de iluminação), que aciona o farol alto automaticamente e mascara o facho dos faróis bixenônio com a aproximação de outro veículo na via; e o ACC (piloto automático adaptativo), que tem entre várias funções a de frear e acelerar automaticamente, mantendo uma distância segura do carro à frente.

O pacote tem ainda freio de estacionamento eletrônico com assistência a saídas; ESC (controle de estabilidade); EDS (bloqueio eletrônico de diferencial); e ASR (antiderrapagem); além sete airbags. Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, volante multifuncional revestido de couro, assistência elétrica à direção e tela multimídia sensível ao toque (5,8” no Highline, 8” no GTI). As rodas são de aro 16 na Highline (17 é opcional) e 17 na GTI. O carro vem ainda com o sistema start-stop, que desliga e liga o carro automaticamente durante as paradas de semáforo, por exemplo.

Entre os opcionais oferecidos nas duas versões estão teto solar panorâmico (o item avulso custa R$ 4.500); assistente de estacionamento (R$ 3.730), que faz o carro entrar e sair sozinho da vaga; e bancos em couro. O câmbio DSG na versão Highline sai por R$ 7 mil e a central multimídia com tela de 8”, R$ 6.730.

Rivais

O novo Golf, no acabamento Highline, vai duelar com a terceira geração do Ford Focus, a ser lançado no país no fim deste mês.

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