Ligue o alerta para possíveis problemas em seu carro

Ficar de olho apenas no trânsito não é suficiente. Motorista que se preze também precisa estar atento ao comportamento do carro, sabendo identificar possíveis problemas. Isto, nem sempre, depende de um técnico ou de uma visita à concessionária, pois apesar de parecer um conhecimento complicado para muitos, basta um pouco de atenção.

O chefe de oficina da Servopa, Anderson Andrei Alves, destaca três partes básicas para o motorista ficar de olho no seu veículo: o interior do carro, o motor e a parte externa, que precisam ser observadas além do período de revisões, que varia, em geral, entre seis meses ou 10 mil quilômetros rodados. “Pode ser que surja algum problema durante as férias, por exemplo. A prevenção é muito mais fácil e barata do que a correção”, afirma ele, que orienta uma verificação pelos motoristas a cada 15 dias.

Para incentivar os motoristas a estarem conscientes dos riscos que a falta de atenção com os sinais que o veículo apresenta, a empresa realiza cursos de orientação sobre mecânica, inclusive, destinada exclusivamente para mulheres. A procura, no entanto, ainda não é satisfatória na avaliação do gerente de serviços, Claudiomir Machado, que já participou de mais de 100 oficinas. “Os clientes mais antigos são os mais precavidos. Eles faziam muitas coisas em casa. Os atuais não têm dado tanta importância e mal lêem os manuais, que tem informações importantes”, observa.

Confira no vídeo os detalhes necessários com um veículo.

Voltar ao topo