Como melhorar o rendimento do ar condicionado automotivo

Com a chegada do calor intenso do verão é que se sente a necessidade do ar-condicionado nos veículos.

Um carro exposto ao sol, pode chegar em 70º C de temperatura interna. É neste momento que se sente falta do sistema e onde podem ser detectados possíveis defeitos.

A Indústria Paranaense ACA – Ar Condicionado Automotivo, fabricante de sistemas de AC tira algumas dúvidas sobre como utilizar da maneira correta seu sistema neste verão.

Todos os carros equipados com um aparelho de ar condicionado deve ser revisado periodicamente, para garantir um correto funcionamento. Alguns cuidados básicos devem ser tomados, como troca do filtro anti pólen e higienização da caixa de cabine.

Algumas dúvidas são comuns entre proprietários de veículos que possuem ar condicionado, como em relação ao aumento de consumo. O consumo aumenta sim, porém o fator preponderante é a forma de condução.

Se o motorista não imprime fortes acelerações e não estica demais as marchas o consumo vai ser menor, pois o compressor do AC é ligado ao motor do carro por meio de correias, que por sua vez retira do motor algo em torno de 8 a 15 cavalos de potência.

Na estrada, em velocidade elevada e constante, os vidros abertos também aumentam o consumo de combustível, já que o motor precisa gerar mais energia para manter a velocidade. O ar, entrando no veículo, dificulta o deslocamento. Ou seja, na estrada é mais econômico manter o AC ligado.

“O filtro de ar-condicionado é importantíssimo, pois evita que o motorista e os passageiros respirem um ar poluído. Assim, quem possui um veículo equipado com ar-condicionado deve checar periodicamente o filtro, avaliando suas condições de uso. Em função da sua utilização, é comum que o filtro acumule fungos e sujeira, portanto, deve ser trocado a cada seis meses no mínimo”, recomenda Lessandro Tanck, técnico da ACA Instaladora. Agende uma revisão pelo telefone: (41) 3523-5900.