História da Companhia de Automóveis Slaviero

Em 15 de agosto de 1888 nascia, no bairro do Portão, em Curitiba, Fioravante Slaviero, filho de Stefano Slaviero e Luiz Dal Gobbo Slaviero, imigrantes italianos oriundos da região de Treviso.

Criado no rígido ambiente familiar da época, Fioravante desde cedo mostra um gosto forte pelo trabalho e pela independência financeira. Por isso, já aos 17 anos, deixa o convívio familiar para ir de encontro ao seu próprio destino nas obras da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, em construção no Estado de Santa Catarina.

Logo, os primeiros anos de trabalho duro dão seus frutos, fazendo que o jovem Fioravante, promovido a chefe de turma, vá para Itararé (SP), a fim de prosseguir sua carreira na Esplanada da Estação Ferroviária daquela cidade – importante entroncamento ferroviário da época.

Em 1910, Fioravante retorna a casa dos pais, já idosos, e casa-se com Maria Margarida Zagonel, companheira de toda a vida, com quem teve 11 filhos. Fato que altera por completo sua vida, fazendo com que deixe a Estrada de Ferro para fixar residência em São José dos Pinhais, onde instala uma modesta fabrica de torrefação de café.

Inquieto e empreendedor, Fioravante, à mesma época, arrenda também uma fazenda no município de Piraquara, para onde se transfere a fim de iniciar a atividade de criador e invernista de gado.

Ao mesmo tempo, em função dessa atividade, Fioravante viaja constantemente aos campos de Guarapuava a fim de adquirir gado para engorda. Bom observador, vislumbra, no então inexplorado interior do Paraná, melhores oportunidade de negócios.

E no inicio de 1922, desloca-se novamente com a família para outra fazenda, desta vez no município de Imbituva, de propriedade dos irmãos Zagonel. De onde passa a aproximar suas atividades cada vez mais do promissor negocio da madeira, em franco desenvolvimento na época.

Assim, no ano de 1927, Fioravante Slaviero dá inicio a sua atividade madeireira, através da sociedade Slaviero & Dietrich. Empresa que logo prospera a ponto de, nos anos de 1929, permitir que Fioravante estabeleça a sede de seus negócios, bem como sua residência familiar, no município de Irati, e estenda sua atividades aos municípios de Imbituva, Prudentopolis e Guarapuava.

Já em 1936, passa a operar individualmente sob a firma F. Slaviero, que em 1941 evolui para F. Slaviero e Filhos e, finalmente, em 1951, para F. Slaviero e Filhos S/A indústria e Comércio de Madeiras.

Com seus filhos já em pleno desempenho de suas funções na administração de suas empresas, Fioravante inicia a década de 50 vendo seus negócios em evolução, tanto na área de beneficiamento e comércio de madeiras, como na área de revenda de automóveis.

Atividade iniciada em 1945, também na cidade de Irati, com uma pequena revenda Ford que logo nos seus primeiros anos de atuação é campeã brasileira de vendas de caminhões Ford.

Então no ano de 1956, cercado pela família, Fioravante falece em Irati, deixando um legado de pioneirismo, trabalho e dedicação, consolidado e ampliado por seus filhos.

A partir daí, as empresas de Fioravante Slaviero ultrapassam os limites de Irati e multiplicam-se por todo o Paraná, propiciando o nascimento de uma os mais expressivos grupos empresariais em atuação no cenário econômico nacional – o Grupo Slaviero.

Um grupo empresarial em permanente expansão, com negócios e interesses que vão do beneficiamento e comércio de madeira ao reflorestamento, da agropecuária ao varejo supermercadista, da indústria de fósforo e cimento á revenda de automóveis, caminhões e tratores. Um trabalho incessante, desenvolvido com imprescindível colaboração de mais de quatro mil colaboradores.

No início de 1959, após negociações com a família Cominese, a qual era proprietária da empresa Rocha S/A Indústria, Comé,rcio, Navegação e Construções, detentora da bandeira Ford, o Grupo adquiriu e assumiu a administração e sob a denominação de Comércio de Automóveis Slaviero Ltda. Iniciou suas atividades no dia 12 de fevereiro de 1959.

Em junho de 1960, a empresa foi transformada em sociedade por ações, mudando sua razão social para Companhia de Automóveis Slaviero. Ao longo de sua trajetória, a diretoria investiu em imóveis, construindo sua sede na Avenida Iguaçu, 633, em Curitiba, com área total de 11 mil metros quadrados, cuja obra foi concluída em 1987.

Em 2009, foi construída a nova sede da Avenida Presidente Kennedy, numa área total de 12 mil metros quadrados e sete mil metros quadrados de construção, uma das mais modernas do Brasil. A Slaviero também possui a concessionária de caminhões na BR 116.

A Companhia possui hoje quase 400 funcionários nas três lojas e é detentora de inúmeros prêmios concedidos pela Ford Motor Company, tais como o Quality Care e Chairman’a Awards, sendo um dos grupos de concessionárias mais representativos no Paraná. Os modelos Fiesta, Focus, Ka e EcoSport são os mais comercializados atualmente.

Toda essa história foi dividida com nossos colaboradores e imprensa, e cada conquista, comemorada. Por isso, a todos, agradecemos esses 50 anos de história e grandes feitos da Cia de Automóveis Slaviero.

Nesse ínterim, pudemos compartilhar ainda o nascimento de um dos jornais mais importantes do Estado no segmento automotivo, o Jornal do Automóvel que nasceu há 35 anos.

Claudio Slaviero

Diretor e Acionista da Cia de Automóveis Slaviero

Voltar ao topo