Linha Constellation usa alta tecnologia em segurança

Ja0X_01.jpgA nova linha de caminhões Volkswagen Constellation é composta por inovações que transformam esses produtos em sinônimo de conforto e segurança. Para o lançamento, rigorosos testes seguiram exigências do Conselho Nacional de Trânsito – Contran e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Também foram levadas em conta exigências de trânsito européias em itens como resistência e absorção de impacto, corrosão e basculamento.

Simulações de impacto frontal dos Constellation ocorreram primeiro em computador, com bonecos virtuais. Depois foram utilizados bonecos antropomórficos – com formas humanas, de acordo com normas dos Estados Unidos e da Europa. Nos testes, os cintos de segurança eram puxados por ganchos de até 810 quilos, atestando sua durabilidade – nas avaliações realizadas nos Constellation, a carga utilizada foi 20% maior do que a exigida pelo Contran, para reforçar a resistência dos cintos.

A avaliação dos pára-brisas também foi rígida, para minimizar os danos ao condutor no caso de acidente. Os espelhos retrovisores diminuem a chamada "zona morta", ponto que não pode ser visto do retrovisor. Testes de corrosão tiveram duração de um ano e ocorreram na Alemanha e nos Estados Unidos. As chapas das cabines Constellation passaram por um processo novo de galvanização que garante seis anos de proteção conta corrosão perfurante.

O basculamento da cabina dos Constellation também é um grande atrativo da nova linha e, para garantir o sucesso desse item, medidas de segurança foram testadas pelos engenheiros. Para realizar o basculamento da cabine é preciso deixar a alavanca de marchas em neutro, freios acionados, portas fechadas e grade frontal aberta. Se ocorrer uma tentativa com portas abertas, um alarme sonoro é acionado. Já o sistema hidráulico responsável pelo basculamento tem dispositivo que evita a queda da cabine.

Um sistema de partida remota permite colocar o motor em funcionamento com a cabine basculada para a realização de testes durante as manutenções periódicas, desde que o veículo esteja em ponto morto e com o freio de estacionamento acionado. Opcionalmente, os novos caminhões saem de fábrica com protetores de degraus. O equipamento evita que alguém de fora suba nos degraus de acesso enquanto o caminhão inicia sua marcha – uma manobra conhecida em assaltos.

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