Estilo e conforto: qualidades Mondeo Ghia

JA01_02300306.jpgNas revendas da marca o Ford Mondeo Ghia 2006 continua a impressionar os consumidores por seu porte, linhas modernas, conforto e preço competitivo dentro do segmento de carros de luxo.

Uma das novidades do sedã grande da Ford na linha 2006 é a nova grade frontal cromada, em formato de treliça, que confere um visual esportivo ao carro. Os espelhos retrovisores vêm com iluminação embutida na parte inferior, acionada pelo controle remoto, ampliando o conforto e a segurança na hora de abrir as portas. Há cromados nas maçanetas internas e externas, nas bordas das janelas e das lanternas traseiras que, aliás, exibem divisões internas para luzes do freio, ré e pisca. Elas até lembram um pouco as do M-Benz Classe C.

JA024300306.jpgNa traseira, destaca-se a nova lanterna, com formato triangular e divisões internas diferenciadas para as luzes de freio, direcionais e de ré. Outra novidade são os refletores de luz instalados na parte inferior do pára-choque traseiro, que aumenta a visibilidade do carro para quem vem atrás.

Seu interior é sóbrio e de muito bom gosto, com couro, tecido e plástico que imita madeira. Tudo na medida certa. Há ainda aquele relojinho analógico de formato oval no centro do painel, que virou marca registrada da Ford. O banco do motorista conta com ajustes de distância e altura elétricos, mas o do apoio lombar é manual. O do passageiro dispõe apenas da regulagem elétrica da altura.

JA025300306.jpgAtrás, espaço é o que não falta. Duas pessoas viajam confortavelmente sem apertos. Mas bem que a Ford poderia ter incluído um par de saídas de ar na traseira. Em vez disso, há tomadas independentes para fones de ouvido. Eles permitem que você escute um CD de música, enquanto o motorista ouve uma partida de futebol no rádio, por exemplo.

Durante a avaliação também sentimos falta de um espelho retrovisor eletrocrômico, de sensores de estacionamento (opcional) e do travamento automático das portas, itens comuns em carros de luxo.

JA026300306.jpgMas para compensar, o Mondeo Ghia traz teto solar elétrico, CD player para seis discos da Sony de estilo retrô, controle do sistema de som na coluna de direção, computador de bordo e volante com regulagem de altura e profundidade. Quatro bolsas infláveis, duas frontais e duas laterais, complementam o sistema de segurança passiva do veículo, reconhecido como um dos mais completos do mercado. (BN)

Olho Clínico

JA032300306.jpgAlém dos itens anteriormente citados, sentado ao volante do novo Mondeo Ghia, constatamos que ele vem equipado com ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, computador de bordo, controle automático de velocidade, controle do sistema de som na coluna de direção, ar-condicionado automático digital, volante e manopla de câmbio com acabamento em couro e console central com descansa-braço, porta-copos e porta-objetos e controle do rádio para os passageiros do banco traseiro. Rodas de liga leve aro 16, ajuste de altura dos faróis, espelhos retrovisores externos térmicos e abertura do capô com chave são outros itens de série.

JA03300306.jpgSeu conjunto de segurança ativa e passiva inclui carroceria estruturada em aços de alta resistência e zonas controladas de absorção de impactos, freio a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), banco traseiro com encostos de cabeça reguláveis individuais e faróis de neblina. Seu sistema antifurto é composto de imobilizador eletrônico do motor de última geração (PATS) e alarme com acionamento por radiofreqüência.

Para movimentar seu luxuoso sedã, a Ford equipou o Mondeo Ghia com o motor Duratec HE 2.0 L de 16 válvulas, construído com bloco de alumínio leve, que gera 143 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, também encontrado no Focus e no Ecosport.

JA033300306.jpgEle proporciona respostas firmes e prontas ao comando do acelerador, transmitindo confiança e prazer a quem o dirige. O modelo com a transmissão automática, de quatro velocidades, segundo a montadora, alcança uma velocidade máxima de 190 km/h, o que não é recomendável testar em nossas estradas. O conforto é acentuado pelo alto nível de silêncio na cabine.

E quando a agilidade se fez necessária, é preciso pisar com mais vontade no pedal do acelerador. No quesito frenagem, o sedã da Ford mostrou eficiência, transmitindo segurança ao motorista.

Sua direção é irrepreensível. Bem acertada, ela não pesa, nem é leve demais. As medições de consumo, por sua vez, mostraram que o Mondeo Ghia faz 7 e 11 quilômetros com um litro de gasolina, na cidade e na estrada, respectivamente, marcas que consideramos boas para um automóvel de seu porte. Seus concorrentes diretos são o Chevrolet Vectra, VW Passat, Honda Accord e o Peugeot 407. Para levar o Mondeo Ghia para casa é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 110.550,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando duplo e 16 válvulas

Cilindrada: 1.999 cm3

Potência: 143 cv a 6.000 rpm

Torque: 18,9 hgfm a 4.500 rpm

Taxa de compressão: 10,1:1

Câmbio: Câmbio automático de quatro marchas

Comprimento: 4,73 m

Largura: 1,81 m

Altura: 1,43 m

Entreeixo: 2,75 m

Porta-malas: 500 litros

Peso: 1.422 kg

Suspensão: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, na dianteira; independente tipo MultiLink com barra estabilizadora, braços inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, na traseira.

Freios: a disco nas quatro rodas com ABS

Tanque: 58,5 litros

Preço: a partir de R$ 110.550,00

Voltar ao topo