Berlingo 2006 tem conforto de automóvel

ja811.jpgO Citroën Berlingo 2006, importado da Argentina e equipado com o motor 1.6 de 16 válvulas – fabricado no Brasil – chegou às concessionárias da marca em setembro deste ano. Nenhuma diferença de estilo existe entre o modelo 2005 e o 2006. Internamente, o estilo Berlingo prioriza fortemente o bem-estar dos ocupantes e o prazer de dirigir, reforçando modernidade e sofisticação do modelo.

A grande novidade da linha 2006 é a utilização do novo motor 1.6 16V(TU5JP4), que gera 110 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm. Com ele, o Berlingo acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s e atinge a velocidade máxima de 175 km/h, segundo dados da montadora. Uma das virtudes do motor é o generoso torque disponível em baixos regimes de rotação (15,6 kgfm a 4.000 rpm), qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador eletrônico (sem cabo) e maior prazer ao dirigir. Somado ao tanque de 55 litros, permite ao modelo grande autonomia.

ja812.jpgAs principais mudanças do motor são o coletor moldado em plástico, o cabeçote de alumínio, mais leve, e os eixos de comando de válvulas com tuchos hidráulicos. O novo motor segue as normais de emissão de poluentes e o filtro de óleo pode ser trocado sem esvaziar o cárter e catalisador. Sua suspensão tem um sistema independente McPherson na dianteira, e barras de torção transversal na traseira, ambos auxiliados por amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

O Berlingo transporta cinco passageiros e tem espaço para 664 litros de bagagem, mas, com o banco traseiro rebatido, este espaço aumenta, podendo chegar a 2.800 litros de bagagem. Este espaço é importante para o consumidor do carro, situado na faixa entre 35 e 40 anos, com dois filhos.

ja813.jpgDe série o Berlingo traz: direção hidráulica, ar-condicionado, chave com dispositivo antifurto transponder, travas elétricas das portas e porta-malas com comando à distância, vidros dianteiros com acionamento elétrico, ?brake light?, volante com regulagem em altura, faróis halógenos com regulagem elétrica de altura e conta-giros.

No Berlingo há espaço para toda e qualquer acomodação de objetos de diferentes tamanhos e formas. Bolsas porta-mapas nos encostos dos bancos dianteiros e o amplo porta-luvas completam a generosa lista. Uma série de porta-objetos contribuem para o bem estar e a segurança a bordo, sejam eles no teto, sob o painel de bordo, nas portas, no assoalho ou mesmo nas laterais. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgO Citroën Berlingo incorpora ainda outros importantes aperfeiçoamentos técnicos, como a tecnologia Multiplex, composta por sistemas digitais de comandos eletrônicos. Entre as novidades decorrentes dessa tecnologia estão, por exemplo, os limpadores do pára-brisa e do vidro traseiro (que obedecem a uma taxa de intermitência indexada à velocidade do veículo – o limpador traseiro também funciona automaticamente em marcha à ré quando os limpadores dianteiros estão ativados) e os faróis altos (que podem ser temporizados pelo motorista para permanecerem acesos por mais um minuto depois do travamento das portas, melhorando condições de iluminação em áreas escuras).

ja822.jpgSeu painel de instrumentos é composto por velocímetro com odômetro parcial e total, conta-giros, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, marcador do nível de combustível, relógio digital, além de todas as luzes de avisos luminosos. Ele ganhou um ?display? digital com indicador de manutenção e as luzes do compartimento de passageiros ficam acesas quando se retira a chave do contato. Outro detalhe funcional é que as luzes de teto se desligam automaticamente em 10 minutos caso o motorista esqueça de apagá-las. O travamento central das portas não é ativado quando uma das portas não está totalmente fechada.

ja823.jpgO Berlingo avaliado pelo JA é uma proposta inteligente e versátil. Uma opção para quem deseja um veículo multiuso para o dia-a-dia, viagens e lazer. Rodamos pelo litoral paranaense (Morretes, Antonina, Paranaguá, Pontal do Sul, Praia de Leste, Matinhos, Caiobá e Guaratuba). Durante a viagem sentimos a eficiência do motor brasileiro 1.6 16 válvulas de 110 cavalos de potência. Silencioso e eficiente, mostrou-se valente nas ultrapassagens e retomadas, superando com facilidade a longa subida da serra rumo a capital.

Mesmo transportando três adultos e suas respectivas bagagens, o Berlingo demonstrou fôlego suficiente quando exigido, mantendo velocidade constante sem exigir constante trocas de marchas. Mesmo em trechos sinuosos de serra, o Berlingo acompanhou veículos de passeio mais rápidos, demonstrando surpreendente estabilidade. Seu consumo na estrada foi de aproximadamente 10 km/litro, marca que depende da maneira de dirigir de cada motorista. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor

Posição: Transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso dos pistões (mm): 78,5 x 82

Cilindrada total: 1.587

Taxa de compressão: 11,0:1

Número de válvulas por cilindro: 4

Potência máxima (cv)/rpm: 110/5.750

Torque máximo (kgm)/rpm: 15,6/4.000

Potência específica: 69,3(cv/l)

Freios

Dianteiro (diâmetro, mm)

Disco ventilado (266)

Traseiro (diâmetro, mm)

Tambor (228)

De serviço: A cabo

Assistência: A vácuo

Rodas/Pneus

Aro: 5,5 x 14

Pneus: 175/65 R14

Características físicas Pesos (kg)

Peso vazio em ordem de marcha: 1.237

Relação peso/potência (kg/cv): 11,24

Carga útil: 600

Desempenho

Velocidade máxima (km/h): 175

Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 11,7

Tanque de combustível

Capacidade do tanque (litros): 55

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